Autor(es):
Nunes, João Miguel Carvalho
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/11076
Origem: Repositório Institucional da UNL
Descrição
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em
Engenharia Electrotécnica e de Computadores Nos dias que correm, é cada vez mais uma necessidade o acesso à informação de forma rápida e eficaz. Pelo que, para simplificar esse acesso, toda a documentação é digitalizada, mas muita da informação original continua a existir em formato físico. Um exemplo dessa situação são os documentos pessoais de identificação, ou seja, são documentos digitalizados mas continuam a ser necessários encontrar-se em formato físico.
O problema coloca-se quando existe a necessidade de ler esses documentos, dado que actualmente não há forma automática de o fazer, ou pelo menos, que seja suficientemente eficaz face ao processo manual.
Contudo, este processo apesar de garantir a fiabilidade na compreensão e transição dos dados, torna-se muito pouco eficiente. É um grande consumidor de recursos humanos, devido à sua morosidade e carácter repetitivo. Um caso concreto deste problema, é a acção de “check-in no hotel”, onde existe a necessidade da introdução rápida, exacta e a mais automatizada possível de toda a informação respeitante aos seus clientes. O processo actual não é rápido, nem tão pouco eficiente, pois consiste na introdução manual dos dados visualizados pelos operadores.
Este trabalho contribui para encontrar uma solução em que se recorra somente à digitalização de um documento, ao reconhecimento óptico do texto e sua interpretação, de forma a simplificar o processo. Automatizando o mesmo por completo, de forma a ser somente executado por uma máquina, necessitando apenas de uma intervenção mínima por parte do operador.
Para atingir esse objectivo, procedeu-se em primeiro lugar a uma investigação sobre as diversas tecnologias, de processamento de imagem, reconhecimento de padrões, recolha de informação e tratamento de dados, existentes actualmente. Com vista à selecção das melhores abordagens para posterior integração, de forma a alcançar-se o objectivo pretendido para este projecto.
Deste trabalho resulta um “software”, que realiza a identificação e leitura automática de documentos, recolhendo a sua informação útil de forma estruturada.
Palavras-Chave: Identificação automática de documentos, reconhecimento de texto e caracteres (OCR), Reconhecimento de Padrões (RP), Leitura Automática de Documentos (LAD).
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Rosas, João; Duarte, Tiago