Document details

Caminhos de ferro, população e desigualdades territoriais em Portugal, 1801-1930

Author(s): Silveir, Luís Espinha da cv logo 1 ; Alves, Daniel cv logo 2 ; Lima, Nuno Miguel cv logo 3 ; Alcântara, Ana cv logo 4 ; Puig, Josep cv logo 5

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/11029

Origin: Repositório Institucional da UNL


Description
A historiografia sobre os caminhos de ferro em Portugal tem analisado o seu impacto no país como um todo, dando pouca atenção à sua influência na dinâmica populacional. Este artigo defende que os caminhos de ferro estimularam o crescimento da população nas áreas servidas por esta infraestrutura, contribuíram para o desenvolvimento urbano e incentivaram as migrações internas. Porém, os seus efeitos foram desiguais, pois a ferrovia beneficiou as zonas já prósperas (Norte Atlântico), tendo uma influência negativa em regiões com maiores debilidades estruturais (Norte Interior). Além disso, não foi capaz de atrair uma significativa população migrante.
Document Type Article
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU