Author(s):
Sousa, João Figueira de
Date: 2005
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/10959
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Portos; Porto do Funchal; Sistemas portuários; Planeamento portuário; Transportes marítimos; Arquipélago da Madeira
Description
Dissertação elaborada para a obtenção do grau de doutor no ramo de Geografia e
Planeamento Regional, especialidade de Planeamento e Gestão do Território Apesar de alguns geógrafos terem vindo a dedicar a sua atenção ao estudo dos
portos, pouca tem sido dada aos portos das regiões insulares. Este facto é tanto mais
incompreensível se tivermos em conta a importância acrescida que as infraestruturas
portuárias assumem nestas regiões, fruto das suas características: a localização em
pleno meio aquático, a morfologia e ainda a fragmentação e a dispersão territorial, no
caso das regiões arquipélágicas.
Ao longo da história do porto do Funchal identificam-se fases distintas no
desenvolvimento das infraestruturas portuárias e dos seus tráfegos, alternando entre
períodos de grande prosperidade e períodos de crises mais ou menos profundas,
motivados essencialmente por factores de ordem histórica, económica e política.
Durante séculos, apesar das limitações das suas infra-estruturas, o porto do Funchal,
em função da sua localização e a situação geográfica, constituiu um importante porto
de escala nas rotas do Atlântico, assumindo-se como a principal fonte de
desenvolvimento económico e social da cidade e da região.
As alterações tecnológicas e organizativas verificadas no transporte marítimo de
mercadorias, a alteração dos padrões do comércio internacional, o desenvolvimento
do transporte aéreo e o declínio do transporte marítimo de passageiros tiveram
implicações nos tráfegos e nas funções desempenhadas pelo porto do Funchal.
A partir dos finais da década de 70 do século passado, tem-se vindo a assistir a
importantes alterações na política portuária regional e à reestruturação do Sistema
Portuário Regional. Com a regionalização da actividade portuária, assistiu-se, entre
outros aspectos, ao desenvolvimento das infraestruturas portuárias, através da
beneficiação dos principais portos e à construção de novas infraestruturas.
Estes factores, associados à evolução do contexto, interno e externo, têm provocado
modificações significativas no papel que o porto do Funchal desempenha no contexto
do sistema portuário regional, conduzindo-o a uma especialização funcional e
obrigando à modernização e adaptação das suas infraestruturas, instalações e
equipamentos.
Nesta dissertação procura-se identificar e analisar as diferentes fases de evolução do
porto do Funchal, no que se refere às infraestruturas, aos tráfegos e às funções
portuárias, enquadrando-as no contexto de cada época, e simultaneamente
perspectivar o novo papel que o porto do Funchal poderá vir a desempenhar no
Sistema Portuário Regional face às novas oportunidades que se lhe deparam.