Author(s):
Gonçalves, Isabel Maria Dias Novais
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/10799
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Música teatral; Teatro; Joaquim Casimiro Júnior; Lisboa
Description
Tese de Doutoramento em Ciências Musicais
(especialidade Ciências Musicais Históricas) Elegendo como tema de investigação a música teatral em Lisboa no século XIX e
tendo como objecto de estudo, nesse domínio, a obra musical de Joaquim Casimiro
Júnior (1808-1862) aliada à obra dramática e à praxis teatral que lhe serviu de suporte,
este trabalho propõe abordar como foi formulada e processada a relação entre texto,
música e acção no contexto da criação, produção, desempenho e recepção de
espectáculos teatrais.
A dissertação foi organizada em cinco capítulos, cujo primeiro se centra na
figura de Joaquim Casimiro, apresentando os aspectos essenciais do percurso de vida,
da formação musical, da produção musical sacra e sobretudo, da sua actividade nos
teatros de Lisboa como instrumentista, mestre de música e compositor. É também
abordado e problematizado o impacto que o compositor teve no seu meio durante a
sua vida e após a morte, com especial enfoque nas posições críticas sobre ele
assumidas por duas figuras sacramentais da historiografia musical portuguesa do
século XIX, Joaquim de Vasconcelos e Ernesto Vieira.
O segundo capítulo debruça-se sobre o contexto teatral em que se movimentou
Joaquim Casimiro à luz das mudanças sociais, culturais e políticas que ocorriam no
país. Organizado numa lógica cronológica que acompanha o trajecto do compositor, o
capítulo tenta fornecer um panorama geral do teatro em Lisboa nas décadas de trinta
a sessenta, integrando os diversos aspectos: repertório dramático; teatros públicos;
mudanças na praxis teatral; políticas de reforma teatral; formação dos actores;
públicos e crítica de imprensa; e a produção e recepção da ópera cómica.
O terceiro capítulo é consagrado à dimensão musical no teatro, com a
apresentação, num primeiro ponto, de diferentes concepções da música teatral pelos
vários intervenientes (dramaturgos, compositores, ensaiadores e intérpretes, público e
crítica) e uma caracterização da componente musical nos diferentes géneros
dramáticos (dramas, comédias, farsas e paródias, revistas e mágicas). Partindo do
levantamento numa selecção de peças das inserções musicais, segue-se, no segundo
ponto, um diagnóstico e análise das tipologias musicais mais recorrentes e uma
proposta de categorização dos números musicais na perspectiva da sua forma e função no plano dramático, e de sistematização dos diversos contextos de desempenho na
perspectiva da sua relação com o espaço cénico e a acção.
No quarto capítulo são abordados os processo de produção musico-teatral dos
espectáculos, desde a escolha do repertório e a intervenção da censura à montagem,
composição e ensaio das cenas e dos números musicais. São também apresentados
dados concretos sobre os recursos materiais e humanos envolvidos nos teatros:
actores, cantores e orquestras.
Esclarecidos o contexto teatral da época, o teor da música nos textos
dramáticos e o sistema produtivo em que se movimentou Joaquim Casimiro, este
trabalho passa, no quinto e último capítulo, a abordar a obra do compositor, com a
análise musico-dramatúrgica de uma selecção de cinco peças de diferentes géneros
dramáticos representadas na década de cinquenta em Lisboa, possibilitando uma
síntese das formas e características estilísticas aplicadas aos vários géneros,
considerando as funções a que se destinam os números musicais e os contextos de
desempenho em que aparecem.