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A música teatral na Lisboa de oitocentos: uma abordagem através da obra de Joa...

Author(s): Gonçalves, Isabel Maria Dias Novais cv logo 1

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/10799

Origin: Repositório Institucional da UNL

Subject(s): Música teatral; Teatro; Joaquim Casimiro Júnior; Lisboa


Description
Tese de Doutoramento em Ciências Musicais (especialidade Ciências Musicais Históricas) Elegendo como tema de investigação a música teatral em Lisboa no século XIX e tendo como objecto de estudo, nesse domínio, a obra musical de Joaquim Casimiro Júnior (1808-1862) aliada à obra dramática e à praxis teatral que lhe serviu de suporte, este trabalho propõe abordar como foi formulada e processada a relação entre texto, música e acção no contexto da criação, produção, desempenho e recepção de espectáculos teatrais. A dissertação foi organizada em cinco capítulos, cujo primeiro se centra na figura de Joaquim Casimiro, apresentando os aspectos essenciais do percurso de vida, da formação musical, da produção musical sacra e sobretudo, da sua actividade nos teatros de Lisboa como instrumentista, mestre de música e compositor. É também abordado e problematizado o impacto que o compositor teve no seu meio durante a sua vida e após a morte, com especial enfoque nas posições críticas sobre ele assumidas por duas figuras sacramentais da historiografia musical portuguesa do século XIX, Joaquim de Vasconcelos e Ernesto Vieira. O segundo capítulo debruça-se sobre o contexto teatral em que se movimentou Joaquim Casimiro à luz das mudanças sociais, culturais e políticas que ocorriam no país. Organizado numa lógica cronológica que acompanha o trajecto do compositor, o capítulo tenta fornecer um panorama geral do teatro em Lisboa nas décadas de trinta a sessenta, integrando os diversos aspectos: repertório dramático; teatros públicos; mudanças na praxis teatral; políticas de reforma teatral; formação dos actores; públicos e crítica de imprensa; e a produção e recepção da ópera cómica. O terceiro capítulo é consagrado à dimensão musical no teatro, com a apresentação, num primeiro ponto, de diferentes concepções da música teatral pelos vários intervenientes (dramaturgos, compositores, ensaiadores e intérpretes, público e crítica) e uma caracterização da componente musical nos diferentes géneros dramáticos (dramas, comédias, farsas e paródias, revistas e mágicas). Partindo do levantamento numa selecção de peças das inserções musicais, segue-se, no segundo ponto, um diagnóstico e análise das tipologias musicais mais recorrentes e uma proposta de categorização dos números musicais na perspectiva da sua forma e função no plano dramático, e de sistematização dos diversos contextos de desempenho na perspectiva da sua relação com o espaço cénico e a acção. No quarto capítulo são abordados os processo de produção musico-teatral dos espectáculos, desde a escolha do repertório e a intervenção da censura à montagem, composição e ensaio das cenas e dos números musicais. São também apresentados dados concretos sobre os recursos materiais e humanos envolvidos nos teatros: actores, cantores e orquestras. Esclarecidos o contexto teatral da época, o teor da música nos textos dramáticos e o sistema produtivo em que se movimentou Joaquim Casimiro, este trabalho passa, no quinto e último capítulo, a abordar a obra do compositor, com a análise musico-dramatúrgica de uma selecção de cinco peças de diferentes géneros dramáticos representadas na década de cinquenta em Lisboa, possibilitando uma síntese das formas e características estilísticas aplicadas aos vários géneros, considerando as funções a que se destinam os números musicais e os contextos de desempenho em que aparecem.
Document Type Doctoral Thesis
Language Portuguese
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