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O EWOM sobre a distribuição moderna - Falem bem ou falem mal…mas falem!

Autor(es): Fonseca, Ana Luísa Rodrigues cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/10512

Origem: Repositório Institucional da UNL

Assunto(s): Electronic word of mouth; Social media; Análise de sentimentos; Distribuição moderna; Retalho


Descrição
Trabalho de Projeto apresentado como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Estatística e Gestão de Informação A crescente utilização das novas tecnologias, e o desenvolvimento da Internet, com a exponencial utilização dos social media, mudou a forma como as pessoas comunicam entre si, existindo hoje em dia um contexto online rico em informação, o qual se pode traduzir em conhecimento e inteligência, para as empresas que dele decidam usufruir. Na realidade, este contexto originou uma nova possibilidade de monitorização do consumidor e das suas opiniões e interesses, os quais estão reflectidos nos comentários que este regista online, tendo-se procurado com o presente trabalho de projecto lançar as bases para perceber o que se comenta online sobre a distribuição moderna, em Portugal, e quais os sentimentos que estão associados a esse discurso (se positivos, negativos ou neutros). Deste modo, foi possível concluir, para cada uma das insígnias analisadas, que temáticas foram mais faladas e com que tipo de sentimentos associados, tendo-se dado pistas sobre as estratégias passíveis de serem desenvolvidas para melhorar a forma como as insígnias se relacionam com os seus actuais ou potenciais clientes. Assim, e fazendo uso de técnicas tradicionais como a análise de conteúdo, e inovadoras, como a análise de sentimentos, procurou-se com o presente trabalho de projecto dar resposta aos desafios impostos pelas novas formas de comunicação entre o consumidor e as empresas.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Neto, Miguel
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