Autor(es):
Fonseca, Ana Luísa Rodrigues
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/10512
Origem: Repositório Institucional da UNL
Assunto(s): Electronic word of mouth; Social media; Análise de sentimentos; Distribuição moderna; Retalho
Descrição
Trabalho de Projeto apresentado como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Estatística e Gestão de Informação A crescente utilização das novas tecnologias, e o desenvolvimento da Internet, com a exponencial utilização dos social media, mudou a forma como as pessoas comunicam entre si, existindo hoje em dia um contexto online rico em informação, o qual se pode traduzir em conhecimento e inteligência, para as empresas que dele decidam usufruir.
Na realidade, este contexto originou uma nova possibilidade de monitorização do consumidor e das suas opiniões e interesses, os quais estão reflectidos nos comentários que este regista online, tendo-se procurado com o presente trabalho de projecto lançar as bases para perceber o que se comenta online sobre a distribuição moderna, em Portugal, e quais os sentimentos que estão associados a esse discurso (se positivos, negativos ou neutros).
Deste modo, foi possível concluir, para cada uma das insígnias analisadas, que temáticas foram mais faladas e com que tipo de sentimentos associados, tendo-se dado pistas sobre as estratégias passíveis de serem desenvolvidas para melhorar a forma como as insígnias se relacionam com os seus actuais ou potenciais clientes.
Assim, e fazendo uso de técnicas tradicionais como a análise de conteúdo, e inovadoras, como a análise de sentimentos, procurou-se com o presente trabalho de projecto dar resposta aos desafios impostos pelas novas formas de comunicação entre o consumidor e as empresas.