Document details

Relatório da prática profissional e um estudo sobre “Aquisição do conhecimento ...

Author(s): Quadros, Isabel da Conceição Gomes Martins de Aguiar cv logo 1

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/10436

Origin: Repositório Institucional da UNL

Subject(s): Avaliação; Aprendizagens; Competências; Projetos; Alunos


Description
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Física e Química Esta dissertação tem por objetivo primordial, dar a conhecer o trabalho que desenvolvi ao longo deste ano nas áreas educacionais a que me propus (sala de aula, escola e comunidade educativa). Está dividida em duas partes, a primeira, referente ao relatório de estágio, apresentase como a etapa final do estágio pedagógico englobado no Mestrado em Ensino da Física e Química no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Integra uma descrição de todas as atividades que desenvolvi e intervenções na comunidade escolar em que participei, bem como a reflexão sobre as mesmas. A segunda parte refere-se ao Projeto de Investigação Educacional desenvolvido com os alunos do 12.º ano de Física. O ensino das ciências promove o desenvolvimento de competências, desde as mais básicas às mais complexas, como investigar e resolver problemas. Para tal, é importante a procura de novas práticas de ensino nas ciências, em particular na Física. Tendo como alicerce estes pressupostos, considerei importante realizar um estudo que se centrasse sobre a aprendizagem de Ciências Físicas e respetivas dificuldades, que derivam duma falta de gosto pelo estudo da disciplina, originando insucesso escolar. Efetuou-se um estudo de caso. Os dados foram recolhidos através das técnicas de inquérito por questionário e da entrevista clínica. Na análise de dados recorreu-se à estatística descritiva e comparativa e à avaliação qualitativa. Do estudo pode-se concluir que na elaboração das respostas, os alunos usaram conceções próprias, modelos intuitivos, para explicar e prever os resultados das situações vivenciadas a respeito da atividade que lhes foi proposta.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Teodoro, Vítor; Cunha, Carlos
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU