Author(s):
Quadros, Isabel da Conceição Gomes Martins de Aguiar
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/10436
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Avaliação; Aprendizagens; Competências; Projetos; Alunos
Description
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em
Ensino de Física e Química Esta dissertação tem por objetivo primordial, dar a conhecer o trabalho que
desenvolvi ao longo deste ano nas áreas educacionais a que me propus (sala de aula,
escola e comunidade educativa).
Está dividida em duas partes, a primeira, referente ao relatório de estágio, apresentase como a etapa final do estágio pedagógico englobado no Mestrado em Ensino da
Física e Química no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Integra uma
descrição de todas as atividades que desenvolvi e intervenções na comunidade escolar em que participei, bem como a reflexão sobre as mesmas.
A segunda parte refere-se ao Projeto de Investigação Educacional desenvolvido com
os alunos do 12.º ano de Física.
O ensino das ciências promove o desenvolvimento de competências, desde as mais básicas às mais complexas, como investigar e resolver problemas. Para tal, é importante a procura de novas práticas de ensino nas ciências, em particular na Física. Tendo como alicerce estes pressupostos, considerei importante realizar um estudo que se centrasse sobre a aprendizagem de Ciências Físicas e respetivas dificuldades, que derivam duma
falta de gosto pelo estudo da disciplina, originando insucesso escolar.
Efetuou-se um estudo de caso. Os dados foram recolhidos através das técnicas de
inquérito por questionário e da entrevista clínica. Na análise de dados recorreu-se à
estatística descritiva e comparativa e à avaliação qualitativa. Do estudo pode-se concluir que na elaboração das respostas, os alunos usaram conceções próprias, modelos
intuitivos, para explicar e prever os resultados das situações vivenciadas a respeito da atividade que lhes foi proposta.