Author(s):
Feio, Maria Inês Afonso
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/10204
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): ACV streamlined; Impactes ambientais; Pneus usados; Reciclagem; Recauchutagem
Description
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia do Ambiente, perfil de Gestão e Sistemas Ambientais De acordo com os dados da Valorpneu, foram recolhidos e tratados 93 367 toneladas e 79 114 toneladas de pneus usados, em 2011 e 2012 respectivamente, dos quais 51% e 49% foram recicladas, respectivamente, e 27% e 32%, respectivamente aproveitadas energeticamente, sendo o restante recauchutado (Valorpneu, 2012j; Valorpneu, 2013a).
O objectivo deste trabalho consiste em perceber a viabilidade ambiental do processo de reciclagem pelo método criogénico face à recauchutagem, aplicando a metodologia de Análise do Ciclo de Vida (ACV) streamlined, com recurso à Norma ISO 14040 e ao software Umberto.
Como a recolha de dados reais das empresas nacionais envolvidas neste sector não foi facilitada, esta ACV foi feita com base nos dados obtidos através da base-de-dados do próprio software Umberto e de artigos científicos. Optou-se por selecionar como categorias de impacte ambiental a analisar a depleção dos recursos abióticos e o aquecimento global.
Relativamente aos resultados obtidos, a recauchutagem apresentou impactes superiores, em ambas as categorias de impacte analisadas. Observando os resultados obtidos neste estudo verifica-se que a reciclagem criogénica é a melhor opção de valorização de pneus usados. No entanto e, segundo outros autores, a recauchutagem é um processo ambientalmente mais viável que a produção de pneus novos.
Assim, estudos futuros deverão ser realizados para estudar a viabilidade económica da reciclagem criogénica e recauchutagem, bem como realizar uma ACV completa e estudar mais categorias de impacte, para complementar este estudo.