Detalhes do Documento

Avaliação da higroscopicidade de materiais correntes

Autor(es): Correia, João Tiago de Jesus Martins cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/10111

Origem: Repositório Institucional da UNL

Assunto(s): Higroscopicidade; Curva de armazenamento de humidade; Adsorção isotérmica; Histerese; Condutibilidade térmica; Porosimetria por intrusão de mercúrio (MIP)


Descrição
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Civil - Perfil Construção A variação da humidade relativa (HR) do ambiente reflecte-se nos materiais porosos através do aumento ou diminuição do seu teor de água decorrente das suas condições de adsorção e desadsorção, entendidas neste contexto como os mecanismos de adesão de moléculas de água à superfície dos poros (ou de libertação dessas moléculas no caso da desadsorção), conceito que não deve ser confundido com absorção que corresponde à migração de água líquida no interior dos poros. Como se verá nesta dissertação, essa variação de teor de água influencia directamente a condutibilidade térmica dos materiais, podendo originar fenómenos inesperados de condensações, superficiais ou internas, para além de poder influenciar as suas condições de degradação. O estudo efectuado neste trabalho incide na análise de uma colecção de materiais comummente utilizados na construção, os quais foram sujeitos a ambientes artificiais no interior de uma câmara climática, com valores de HR a variar entre os 40 e os 95% em condições isotérmicas de 23 C. Tal procedimento permite a construção de curvas de armazenamento de humidade, através das quais é possível analisar graficamente a evolução do teor de água com a variação da humidade relativa, bem como a presença do efeito histerético entre os fenómenos de adsorção e desadsorção, para cada um dos materiais analisados. Durante este processo analisa-se também a evolução da condutibilidade térmica com a variação do teor de água de cada material. São ainda realizados ensaios de análise da estrutura porosa das amostras com recurso ao método de porosimetria por intrusão de mercúrio (MIP), pelo qual é possível obter informações sobre a porometria e morfologia da estrutura porosa.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Henriques, Fernando
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia