Detalhes do Documento

Aprender a ler com a literatura: o papel do álbum

Autor(es): Nunes, Sara Cristina da Silva cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/9997

Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Assunto(s): Ensino da leitura; Ensino básico 1º ciclo; Compreensão da leitura; Actividades de aprendizagem; Técnicas da aula; Literatura infantil; Livros ilustrados


Descrição
O presente estudo aborda o papel do álbum infantil, enquanto instrumento para trabalhar e desenvolver a compreensão leitora dos alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico. Mais concretamente, o estudo empírico da nossa investigação implicou a aplicação de uma sequência didática numa turma do 3.º ano de escolaridade do Ensino Básico. Em relação à metodologia adotada, recorremos à investigação-ação. Os dados foram recolhidos através da análise dos registos dos alunos, efectuados ao longo das sessões, e das fichas de compreensão, também realizadas ao longo destas últimas. Quanto à análise dos dados, foram utilizadas grelhas individuais construídas e preenchidas pela professora-investigadora, através de cujo estudo foi visível ter ocorrido uma relativa evolução, em termos das competências discentes. The present study explores the role of picture story books as an instrument to work and develop students’ reading comprehension in the first cycle of basic education. More specifically, the empirical study of our investigation involved the application of a didactic sequence in a third grade class. The adopted methodology was action research. Data was collected by analyzing the students’ records and comprehension sheets made during the sessions. For the data analysis, we used individual grids made and completed by the teacher-researcher. The results showed that a relative evolution has occurred in terms of students’ skills. Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Pereira, Luísa Álvares
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia