Author(s):
Sá, José Ilídio Alves de
Date: 2007
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/993
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Administração da educação; Organização escolar; Sociologia da educação; Violência nas escolas; Ensino básico 3º ciclo
Description
A temática da violência nas escolas em Portugal tem vindo a assumir uma
maior visibilidade fruto de variados factores, entre os quais podemos destacar
o aumento do número de incidentes envolvendo alunos, professores e pessoal
auxiliar ou, ainda, como resultado da maior atenção dispensada ao problema
pela comunicação social.
Na relação que se estabelece entre alunos, o bullying tem adquirido maior
visibilidade no contexto português pela elevada complexidade e violência que o
caracteriza e pelas consequências negativas e irreversíveis que provoca nas
suas vítimas, nos seus agressores, nas famílias e nas escolas.
Num estudo de caso realizado numa escola com o 3º Ciclo do Ensino,
procurámos compreender, de forma mais detalhada, o que se passa ao nível
dos relacionamentos entre alunos, em geral, e de manifestações de bullying
que possam eventualmente ocorrer dentro do estabelecimento de ensino, tanto
nos seus espaços interiores, como nos exteriores.
Procurámos, ainda, reflectir sobre o papel que a escola, como organização,
deve desempenhar no sentido de promover e implementar políticas e medidas
que possam prevenir e combater quaisquer manifestações de indisciplina e de
violência, com especial incidência nos episódios de bullying.
ABSTRACT: School violence in Portuguese schools has assumed a wider visibility due to
multiple factors such as the increase of the number of incidents involving
students, teachers and staff members or, even, as a result of the larger
attention given to the problem by the mass media.
In the relationships which are established between students, bullying has
acquired bigger visibility in the Portuguese context due to its high complexity
and violence and because of the negative and irreversible consequences that it
provokes in its victims, in its aggressors, in the families and in the schools.
In a case study held in a school with 7th to 9th grades, we attempted to
understand, in a more detailed way, the types of relationships that occur among
students, in general, and the expression of bullying events that take place
inside the school, both indoors and outdoors.
Furthermore, we tried to reflect on the role that the school, as an organization,
should play in order to promote and to implement policies and measures which
may prevent and combat any forms of indiscipline and of violence, with special
incidence in episodes of bullying. Mestrado em Análise Social e Administração Escolar