Author(s):
Fonseca, Carla Sofia Santos
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/9909
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Ciências da educação; Educação especial; Desenvolvimento das crianças; Psicologia do desenvolvimento
Description
No âmbito da vigilância do desenvolvimento infantil, a avaliação do
desenvolvimento e das aprendizagens da criança em contexto de Consulta de
Desenvolvimento tem-se afigurado como uma via promissora.
Pretende-se contribuir para o melhoramento no acompanhamento do
desenvolvimento da criança, visando a implementação de estratégias
educativas o mais atempadamente possível.
Neste quadro, é recomendável que os recursos materiais, com destaque para
a avaliação do desenvolvimento e das aprendizagens da criança dos 6 aos 10
anos, respondam a estas exigências.
Foi nesta perspetiva que se realizou este projeto com o propósito de averiguar
se a adoção de um novo instrumento de avaliação permitirá identificar com
maior clareza as competências e dificuldades da criança dos 6 aos 10 anos,
contribuindo desta forma para uma melhoria da qualidade da Consulta de
Desenvolvimento.
Este estudo é de natureza qualitativa, visando a aquisição de conhecimentos e
perspetivas quanto ao processo de avaliação psicopedagógica. A recolha de
dados foi feita através da utilização do instrumento de “Avaliação do
Desenvolvimento da Criança, dos 6 aos 10 anos” (Sousa, 2009), e de
realização de entrevistas.
De acordo com os dados obtidos, o instrumento adotado revelou-se uma maisvalia
para a nossa prática profissional, em contexto de Consulta de
Desenvolvimento, dado que nos permitiu recolher dados mais completos e
pormenorizados sobre o perfil de desenvolvimento da criança dos 6 aos 10
anos. Tal fato contribuiu igualmente para uma melhoria no que toca à
elaboração de relatórios escritos e na elaboração de planos de intervenção
educativa mais adequados às necessidades da criança.
Pretendemos, assim, contribuir para a mudança de atitudes na área da
avaliação do desenvolvimento infantil. Conquanto saibamos que não existe um
instrumento único, perspetivámos as barreiras com que nos deparámos, como
desafios, objetos de reflexão e impulsionadoras de mudança. In the scope of the vigilance of child development, the development and
learning evaluation of children in context of Developmental Consultation seems
to be a promising way.
The intention is to contribute to the improvement in monitoring children
development, aiming the implementation of educative strategies in the timeliest
manner as possible.
In this framework, it is recommendable that the material resources, featuring
the development and learning evaluation of children between 6 and 10 years
old, respond to these demands.
This is the context in which this project is developed, with the purpose of verify
if the adoption of a new evaluation instrument will allow to identify more clearly
the competences and the difficulties of children between 6 and 10 years old,
contributing this way to the improvement of quality of the Developmental
Consultation.
This research is of a qualitative nature and it aims the acquisition of knowledge
and perspectives concerning the process of psycho-pedagogical evaluation.
Data collection was done through the use of the instrument “Avaliação do
Desenvolvimento da Criança, dos 6 aos 10 anos” (Sousa, 2009), and through
interviews.
According to the obtained data, the adopted instrument proved to be an added
value to this professional practice in context of Developmental Consultation,
once it allowed us to collect more complete and detailed information about the
developmental profile of children between 6 and 10 years old. This fact has
also contributed to an improvement regarding the preparation of written reports,
and also the improvement of educational intervention plans best suited to the
needs of children.
One intended thereby to contribute to the change of attitude in the area of the
evaluation of child development. Although we know that there is not a single
instrument, we foresaw the obstacles as challenges, objects of reflection and
proponents of change. Mestrado em Ciências da Educação - Educação Especial