Author(s):
Maluleque, Castelo Mário
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/9559
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Ensino multimédia; Ensino à distância; Ensino superior: Moçambique; Avaliação da educação
Description
A evolução acelerada da tecnologia, com um grande impacto em quase todos
os segmentos da humanidade, coloca o homem perante novos desafios, com
vários graus de complexidade. Cada dia que passa, estes desafios exigem
novas competências e estratégias que devem ser adequadas a cada contexto.
A dinâmica das tecnologias de comunicação e informação impulsionaram a
evolução do ensino a distância (EaD), o que de certo modo tem exigido
grandemente às instituições provedoras do EaD em geral e, em particular, às
provedoras do EaD on-line novas formas de gestão, e novas formas de
ensinar, fazer aprender os seus estudantes e avaliar as suas aprendizagens.
No sentido de contribuir para a evolução e melhoramento do processo de
avaliação das aprendizagens on-line, desenvolveu-se um estudo sobre o tema
avaliação das aprendizagens on-line como elemento potenciador da interação
em EaD. O desenvolvimento do tema foi orientado por um referencial teórico e
contextual e concretizou-se, na sua vertente empírica, num estudo de caso
exploratório. Este estudo desenvolveu-se em duas fases.
Fase I: de caracterização de conceções e “práticas” vigentes de avaliação das
aprendizagens on-line no Curso de licenciatura de Gestão de Negócios (LGN)
da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) de Moçambique;
Fase II: de conceção, implementação e avaliação de uma proposta alternativa
de avaliação das aprendizagens on-line no Curso de LGN.
Para a consecução do estudo empírico concorreram um conjunto de
procedimentos metodológicos que envolveu diversas técnicas e instrumentos
de recolha de dados. Na fase I recorreu-se à entrevista a seis atores do Curso
de LGN (3 professores, 3 assessores pedagógicos e 3 estudantes) e à análise
documental (documentos relativos à conceção do Curso e outros relativos à
sua implementação). Na fase II recorreu-se à observação participante, a um
questionário respondido pelos estudantes participantes, a um relatório
elaborado pelo professor colaborador na implementação da proposta por nós
concebido, e a documentos retirados da plataforma usada no Curso de LGN, a
plataforma Aulanet, nomeadamente quanto às interações dos estudantes em
fóruns e chats. Os dados recolhidos foram sujeitos a análises quantitativas e
qualitativas.Dos resultados obtidos na Fase I realça-se a necessidade sentida pelos
entrevistados de se mudarem práticas de avaliação on-line, nomeadamente de
forma a potenciar a interação e interatividade e permitir que a classificação nos
módulos não fosse apenas resultado de um exame final.
Dos resultados obtidos na Fase II enfatiza-se a apreciação globalmente
positiva da nova metodologia de avaliação das aprendizagens on-line, quer
pelos estudantes, quer pelo professor participante. Foram identificados como
pontos fortes: o aumento das interações na plataforma, em particular nos
fóruns e chats; as interações geraram uma dinâmica na evolução dos
estudantes no que diz respeito ao desenvolvimento das suas competências no
seu sucesso académico; a avaliação, por explicitar os critérios e indicadores,
tornou-se mais transparente e orientadora do trabalho dos estudantes e do
professor.
Porém foram identificados alguns pontos menos fortes, nomeadamente: a
sobrecarga de trabalho do professor e a não adesão total dos estudantes à
metodologia proposta.
Dada a natureza exploratória do estudo sugere-se a sua continuidade, através
do envolvimento de outros professores e estudantes. The increasing evolution of technology has a major impact in almost all
segments of humanity, which puts forward to the human beings new challenges
with several degrees of complexity. Day by day these challenges require new
skills and competencies and appropriate strategies for each context. The
dynamic of the Information and Communication Technologies (ICT) has driven
the evolution of distance education (EaD). This has required from the
institutions that provide distance education in general, and in particular the
providers of online distance learning, the need to develop new forms of
management, and of teaching, learning and assessment.
In order to contribute to the enhancement of the e-assessment process, a study
has been developed on the topic “online assessment as a way to promote
interactions in EaD. Its development was driven by a theoretical and contextual
framework, and, at the empirical level, an exploratory case study exploratory
was conducted. The study included two phases:
Phase I: characterization of conceptions and practices of e-assement in the
Business Management Program (LGN) of the University Eduardo Mondlane
(UEM) in Mozambique;
Phase II: design, implementation and evaluation of an alternative proposal to
the e-assessment process on the LGN Program.
In the empirical study a set of methodological processes, involving different
techniques and instruments were used for gathering data. In phase I an
interview was conducted with six different actors of the LGN Program (3
teachers, 3 pedagogic assistants and 3 students) as well as documental
analysis (documents about the design of the Program and others related with
its implementation). In phase II data was gathered through participant
observation, a questionnaire applied to students, a report written by the
participant teacher who implemented the designed proposal, and documents of
the LSM platform used in the LGN Program, platform Aulanet, namely in
relation with students’ interactions in forums and chats. Data has been analyzed by quantitative and qualitative techniques.
The results obtained in Phase I suggest the need to change e-assement
practices, namely in order to enhance interaction and interactivity and enable
students to be assessed by other forms than the final exam,
The results obtained in Phase II suggest a positive evaluation of the new
methodology designed and implemented for the e-assessment process, both
by the students and the participant teacher. Strong dimensions of the
methodology were identified, such as: the increase in the interactions in the
platform, particularly in the forums and chats; the interactions conducted to a
new dynamic in the learning process, namely in terms of the development of
the students’ competences and of their academic success; the e-assessment
proposal, by making explicit the criteria an indicators, became more transparent
and in the guiding of the students. However, less strong aspects were also
identified, namely: teachers’ work overloaded and not all students adopted the
methodology.
Given the exploratory dimension of the research it is suggested to pursuit with
the study developed with other teachers and students. Doutoramento em Multimédia em Educação