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Processamento de informação social e respostas sociais em adolescentes

Autor(es): Dias, Sílvia Andreia Ricardo cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/9344

Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Assunto(s): Psicologia do comportamento; Relações interpessoais; Comportamento social; Comportamento anti-social; Adolescentes - Aveiro (Portugal) - Coimbra (Portugal)


Descrição
O presente trabalho pretende caracterizar e diferenciar o processamento de informação social em adolescentes que adotam diferentes condutas sociais, assertivas e agressivas. Atendendo a que os fatores cognitivos e sociais surgem como principais fatores de manutenção do comportamento agressivo, e assertivo é importante compreender como surgem e como se diferenciam em jovens com diferentes tipos de resposta social. Para concretizar este objetivo participaram do presente estudo 443 adolescentes com idades compreendidas entre os 15 aos e 18 anos de idade, que frequentam escolas públicas dos concelhos de Aveiro e de Coimbra. Foi aplicado um protocolo constituído por três instrumentos de avaliação: Processamento de Informação Social em Adolescentes, Escala de Comportamento Interpessoal- Versão Reduzida, e a Escala de Conflito Entre Pares. Estes instrumentos visam avaliar, respetivamente, o estilo de atribuição e resposta social selecionada face a cenários sociais ambíguos, comportamentos assertivos em diferentes domínios sociais e diferentes formas e funções de comportamentos agressivos. Os resultados obtidos indicam que as fases estudadas (interpretação de resultados e seleção de resposta) do processamento de informação social relacionam-se com a manifestação de comportamentos agressivos. Pode-se observar que existe uma maior tendência para atribuir interpretações hostis, e selecionar respostas agressivas em situações de interação social por parte dos adolescentes agressivos. Adolescentes com comportamentos assertividade, tendem adotar um estilo atribucional neutro, e a selecionar uma resposta assertiva perante as situações sociais ambíguas. Deste modo, estes resultados vêm de encontro ao esperado, uma vez que os modelos cognitivos de comportamento pressupõem que a cognição está associada a diferentes respostas sociais, dependendo da exatidão do processamento da informação realizada pelo adolescente. A confirmação destas premissas tem implicações na área da psicologia do adolescente, ao permitir compreender como o processamento de informação social influência as respostas sociais manifestas. The present work aims to characterize and differentiate the social information processing in adolescents who adopt different social behaviors, assertive and aggressive. Given that the cognitive and social factors emerge as major maintenance factors of aggressive behavior and assertiveness, it is important to understand how they arise and how they differentiate in adolescents who present different types of social response. To achieve this goal 443 adolescents aged 15 to 18 years old participated in this study, who attended public schools in the districts of Aveiro and Coimbra. We applied a protocol consisting of three assessment instruments: Social Information Processing for Adolescents, Scale for Interpersonal Behavior -Short Version, and the Peer Conflict Scale. These instruments assess, respectively, the attributional style and social response selected when facing ambiguous social scenarios, levels of assertiveness in different social domains, and different forms and functions of aggressive behaviors. The results indicate that the phases studied (interpretation of results and response selection) of the social information processing are related to aggressive behavior. We observed that there is a greater tendency to attribute hostile intention and select aggressive responses to social interaction situations by aggressive adolescents. For the assertive adolescents, we found a tendency to adopt a neutral attributional style, and select an assertive response in the face of ambiguous social situations. Thus, these results ares in line with what was expected, since cognitive models of behavior sustain that cognition may associate to different social response, depending on the accuracy of information processing done by adolescents. The confirmation of these assumptions has implications in the field of adolescent psychology, by allowing to understand how social information processing influences social responses. Mestrado em Psicologia Forense
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Vagos, Paula Emanuel Rocha Martins
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