Autor(es):
Dias, Sílvia Andreia Ricardo
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/9344
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Psicologia do comportamento; Relações interpessoais; Comportamento social; Comportamento anti-social; Adolescentes - Aveiro (Portugal) - Coimbra (Portugal)
Descrição
O presente trabalho pretende caracterizar e diferenciar o processamento de
informação social em adolescentes que adotam diferentes condutas sociais,
assertivas e agressivas. Atendendo a que os fatores cognitivos e sociais
surgem como principais fatores de manutenção do comportamento agressivo,
e assertivo é importante compreender como surgem e como se diferenciam em
jovens com diferentes tipos de resposta social.
Para concretizar este objetivo participaram do presente estudo 443
adolescentes com idades compreendidas entre os 15 aos e 18 anos de idade,
que frequentam escolas públicas dos concelhos de Aveiro e de Coimbra. Foi
aplicado um protocolo constituído por três instrumentos de avaliação:
Processamento de Informação Social em Adolescentes, Escala de
Comportamento Interpessoal- Versão Reduzida, e a Escala de Conflito Entre
Pares. Estes instrumentos visam avaliar, respetivamente, o estilo de atribuição
e resposta social selecionada face a cenários sociais ambíguos,
comportamentos assertivos em diferentes domínios sociais e diferentes formas
e funções de comportamentos agressivos.
Os resultados obtidos indicam que as fases estudadas (interpretação de
resultados e seleção de resposta) do processamento de informação social
relacionam-se com a manifestação de comportamentos agressivos. Pode-se
observar que existe uma maior tendência para atribuir interpretações hostis, e
selecionar respostas agressivas em situações de interação social por parte dos
adolescentes agressivos. Adolescentes com comportamentos assertividade,
tendem adotar um estilo atribucional neutro, e a selecionar uma resposta
assertiva perante as situações sociais ambíguas. Deste modo, estes
resultados vêm de encontro ao esperado, uma vez que os modelos cognitivos
de comportamento pressupõem que a cognição está associada a diferentes
respostas sociais, dependendo da exatidão do processamento da informação
realizada pelo adolescente. A confirmação destas premissas tem implicações
na área da psicologia do adolescente, ao permitir compreender como o
processamento de informação social influência as respostas sociais
manifestas. The present work aims to characterize and differentiate the social information
processing in adolescents who adopt different social behaviors, assertive and
aggressive. Given that the cognitive and social factors emerge as major
maintenance factors of aggressive behavior and assertiveness, it is important
to understand how they arise and how they differentiate in adolescents who
present different types of social response. To achieve this goal 443
adolescents aged 15 to 18 years old participated in this study, who attended
public schools in the districts of Aveiro and Coimbra. We applied a protocol
consisting of three assessment instruments: Social Information Processing for
Adolescents, Scale for Interpersonal Behavior -Short Version, and the Peer
Conflict Scale. These instruments assess, respectively, the attributional style
and social response selected when facing ambiguous social scenarios, levels
of assertiveness in different social domains, and different forms and functions
of aggressive behaviors. The results indicate that the phases studied
(interpretation of results and response selection) of the social information
processing are related to aggressive behavior. We observed that there is a
greater tendency to attribute hostile intention and select aggressive responses
to social interaction situations by aggressive adolescents. For the assertive
adolescents, we found a tendency to adopt a neutral attributional style, and
select an assertive response in the face of ambiguous social situations. Thus,
these results ares in line with what was expected, since cognitive models of
behavior sustain that cognition may associate to different social response,
depending on the accuracy of information processing done by adolescents. The
confirmation of these assumptions has implications in the field of adolescent
psychology, by allowing to understand how social information processing
influences social responses. Mestrado em Psicologia Forense