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Interpretação no turismo: o caso do Portugal dos Pequenitos (PPE)

Author(s): Costa, Rui Jorge Gonçalves cv logo 1

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/9338

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Gestão do turismo; Planeamento do turismo: Coimbra (Portugal); Estratégias de comunicação; Comunicação da informação; Comportamento dos consumidores


Description
Atualmente, o Turismo tem-se afirmado como uma das principais atividades económicas a nível mundial. Em Portugal, o Turismo representa cerca de 10% do PIB nacional, sendo vital para o desenvolvimento e crescimento de toda a economia nacional. Com o aparecimento de novas necessidades dos turistas, a interpretação assume-se como uma das principais ferramentas do Turismo, dando resposta às diferentes exigências e motivações dos turistas e tem promovido a identidade cultural das atrações turísticas e uma maior satisfação dos turistas. Assim, pretendeu-se com este projeto: (i) Compreender o que é a interpretação no Turismo; (ii) Analisar o potencial impacte da interpretação para os turistas e para os destinos; (iii) Compreender todo o planeamento de um processo de interpretação, incluindo o processo de avaliação da interpretação; (iv) Avaliar a interpretação no “Portugal dos Pequenitos (PPE)”. No sentido de cumprir os objetivos propostos foi realizada uma entrevista dirigida aos visitantes do PPE, tendo-se obtido vinte entrevistas, divididas por quatro grupos diferentes de visitantes. Feita a análise dos dados recolhidos e entre várias conclusões encontradas, a mais importante que se pode retirar da investigação empírica é que, de facto, um plano de interpretação eficiente pode potenciar a competitividade e o valor cultural/histórico das atrações turísticas. Nowadays, tourism is one of the main economic activities worldwide. In Portugal, tourism it represents about 10% of national GDP, being vital for the development and growth of the entire national economy. With the emergence of new needs of tourists, the interpretation became one of the main tools of tourism, giving answer to the various requirements and motivations of tourists and has promoted the cultural identity of tourism attractions and a greater satisfaction of tourists. Thus, with this project it was aimed to: (i) Understand what the interpretation in tourism is; (ii) Analyze the potential impact of interpretation for tourists and destinations; (iii) Understand the planning of an interpretation process, including the assessment of interpretation; (iv) Evaluate the interpretation in the "Portugal dos Pequenitos (PPE)." In order to achieve the proposed objectives was held an interview aimed at visitors of PPE was held and twenty interviews were obtained, divided by four different groups of visitors. After doing the analysis of the data collected, among several conclusions found, the more important that can be withdraw from the empirical research is, indeed, that a powerful interpretation plan can boost competitiveness and cultural/historical value of tourist attractions. Mestrado em Gestão e Planeamento em Turismo
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Carneiro, Maria João Aibéo; Kastenholz, Elisabeth
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