Autor(es):
Figueiredo, Fernando Jorge da Costa
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/9219
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Ensino especial; Desenvolvimento das crianças; Desenvolvimento perceptivo; Desenvolvimento cognitivo; Desenvolvimento da linguagem; Representações mentais; Deficientes visuais
Descrição
O presente estudo teve como objetivo geral comparar a representação
mental da realidade em crianças cegas congénitas, com a construção
mental da realidade em crianças videntes, ao frequentarem o mesmo
contexto de aprendizagem no Ensino Básico da Escola Regular
(EBER). Esta comparação visou os seguintes objetivos específicos: (i)
caracterizar as representações mentais construídas pelas crianças
cegas congénitas a frequentar o EBER, (ii) comparar as
representações mentais construídas pelas crianças cegas congénitas
com as representações mentais construídas pelas crianças videntes,
(iii) caracterizar as representações mentais que as crianças cegas
congénitas constroem acerca da sua integração no EBER e (iv)
caracterizar as representações mentais que os alunos videntes
constroem acerca da integração das crianças cegas no EBER.
O enquadramento teórico centrou-se nos conceitos de cegueira,
desenvolvimento infantil e representações mentais.
Metodologicamente, optámos por um design de estudos de caso
múltiplos, com múltiplas unidades de análise. Para a recolha de dados
recorremos a (i) entrevistas, (ii) conversas informais, (iii) questionário
sociométrico e (iv) análise documental.
Os resultados sugerem (i) ausência de diferenças significativas entre o
grupo de sujeitos cegos congénitos e o grupo de videntes na
identificação de estímulos de natureza percetual, (ii) ausência de
diferenças significativas na riqueza, na complexidade e no total, entre
as representações mentais evocadas por cegos congénitos e as
representações mentais evocadas por videntes, (iii) ausência de
diferenças significativas na natureza das informações entre as
representações mentais evocadas por cegos congénitos e as
representações mentais evocadas por videntes, (iv) ausência de
diferenças significativas entre cegos congénitos e videntes, no número
de preferências recebidas, no valor relativo tendo em consideração as
ordens das preferências recebidas e no número de preferências
recíprocas, (v) os videntes emitiram significativamente mais
preferências que os respetivos pares cegos congénitos e (vi) o número
de preferências emitidas pelos cegos congénitos está significativa e
inversamente relacionado com as diferenças entre a riqueza, a
complexidade e o total das representações mentais de cegos
congénitos e videntes. The general objective of the present study was to compare the mental
representation of reality in congenitally blind children with the mental
construction of reality in seeing children, when attending the same learning
context of Regular Basic Education (EBER). This comparison had the
following specific objectives: (i) to characterise the mental representations
constructed by congenitally blind children attending EBER, (ii) to compare the
mental representations constructed by congenitally blind children with the
mental representations constructed by seeing children, (iii) to characterise the
mental representations that congenitally blind children construct regarding
their integration in EBER, and (iv) to characterise the mental representations
that the seeing students construct about the integration of blind children in
EBER.
The theoretical framework focused on the concepts of blindness, child
development and mental representations.
Methodologically, we chose a multiple-case study design, with multiple
analysis units. To gather data we relied on (i) interviews, (ii) informal
conversations, (iii) a sociometric questionnaire, and (iv) document analysis.
The results suggest (i) an absence of significant differences between the
group of congenitally blind subjects and the group of seeing subjects when
identifying stimuli of a perceptual nature, (ii) an absence of significant
differences in the wealth, complexity and, in total, between the mental
representations evoked by the congenitally blind and the mental
representations evoked by seeing subjects, (iii) an absence of significant
differences in the nature of the information between the mental
representations evoked by the congenitally blind and the mental
representations evoked by the seeing, (iv) an absence of significant
differences between the congenitally blind and the seeing, in the number of
received preferences, in relative value, keeping in mind the orders of
preference received and the number of reciprocal preferences, (v) the seeing
subjects issued significantly more preferences than their congenitally blind
peers and (vi) the number of preferences issued by the congenitally blind is
significantly and inversely related to the differences between wealth,
complexity and total mental representations of the congenitally blind and the
seeing. Doutoramento em Ciências da Educação