Author(s):
Pato, Maria Lúcia de Jesus
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/9201
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Turismo rural; Desenvolvimento do turismo: Portugal; Marketing; Desenvolvimento local
Description
Esta tese incide sobre as dinâmicas do turismo rural e as respetivas
implicações em termos de desenvolvimento rural. Para tal recorreu-se à
mobilização de um conjunto de conhecimentos, nomeadamente da área do
turismo no espaço rural, do desenvolvimento rural e do marketing dos destinos
rurais. Após uma revisão teórica minuciosa acerca de cada uma das temáticas
anteriores, passámos à definição das hipóteses de investigação e do modelo
de análise. As hipóteses de investigação permitiram-nos, efetivamente, testar
algumas relações que considerámos, desde logo, relevantes no que diz
respeito à problemática da investigação. Estas centraram-se nos promotores
da oferta e na população rural. Se por um lado pretendíamos analisar a
relação entre o perfil dos promotores, motivações de criação do
empreendimento turístico e atividades de marketing seguidas, por outro,
assumia-se como fundamental, observar as repercussões da oferta turística
proporcionada junto da população local. Assumimos que esta se manifesta não
só nos benefícios pessoais usufruídos, mas também a nível das perceções
positivas e negativas.
Após termos integrado as hipóteses de investigação, o modelo foi testado em
duas regiões rurais que apresentam particularidades de regiões pobres, mas,
ao mesmo tempo, um potencial turístico enorme, sendo que, inclusivamente,
parte de uma dessas regiões é Património Mundial da Humanidade.
Tomando em consideração esta última constatação, foram também
apresentadas hipóteses complementares relativas à existência de diferenças
(ao nível dos promotores e residentes) entre as regiões.
Estas tarefas obrigaram à recolha de dados primários e secundários. Após a
recolha da informação primária, os dados foram tratados e analisados à luz
das perspetivas teóricas entretanto fornecidas.
Os resultados obtidos com o estudo realizado permitiram identificar relações
significativas entre o perfil do promotor, motivações de abertura do
empreendimento, objetivos económicos e atividades de marketing
desenvolvidas no empreendimento. Por outro lado, confirmámos ainda a
existência de relações significativas entre benefícios pessoais auferidos e
perceções positivas e negativas desenvolvidas pelos residentes e entre estas
e a satisfação e apoio à atividade turística.
Considera-se ainda que os resultados obtidos pela investigação devem ser
utilizados em prol do desenvolvimento das respetivas regiões rurais.
Por fim, sublinha-se o facto do modelo desenvolvido nesta investigação ser
passível de aplicar a outras regiões rurais. This thesis focuses on the dynamics of rural tourism and its implications for
rural development. To this end we resorted to mobilizing a set of knowledge,
particularly in the area of rural tourism, rural development and marketing of
rural destinations. After a thorough review of the literature of each of these
topics, we define the research hypotheses and model analysis. The research
hypotheses allowed us to actually test some of the relationships we
considered, which are, therefore, relevant in relation to the issue of research.
These hypotheses focused on the promoters of supply and rural population. On
the one hand, we wanted to examine the relationship between the
entrepreneurs´ profile, their motivations for creating tourist businesses and the
marketing activities implemented. On the other hand, it was essential to
observe the impact of tourism on the local population. It was assumed that this
is manifested not only in personal benefits enjoyed, but also by level of positive
and negative perceptions.
After we have integrated the research hypotheses, the model was tested in two
rural regions that have the features of poor regions, but at the same time a
tremendous potential for tourism. A part of these regions is even a World
Heritage Site.
Taking this last finding into account, complementary hypotheses were also
presented regarding the existence of differences between regions (in terms of
entrepreneurs and residents).
These tasks required both primary and secondary data to be collected. After
collecting the collection of primary information, the data were processed and
analyzed in the light of the theoretical perspectives provided.
The results obtained from the study have identified significant relationships
between the profile of the entrepreneur, their motivations for opening the
business, economic objectives and marketing activities developed in the
business. On the other hand, the results have confirmed the existence of
significant relationships between personal benefits received and both positive
and negative perceptions developed by residents and between them and
satisfaction and support for tourism.
It is further considered that the outcomes of research should be used to
develop these rural regions.
Finally, it is emphasized that the model developed in this research is likely to
apply to other rural areas. Doutoramento em Turismo