Autor(es):
Ribeiro, Jaime Emanuel Moreira
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/9198
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Formação de professores; Desenvolvimento profissional; Ensino especial; Ensino multimédia; Técnicas pedagógicas; Pessoas com necessidades especiais: Ensino básico: Portugal
Descrição
Este trabalho visa investigar e desenhar uma proposta de um programa de
formação contínua focalizado na utilização das TIC na Educação de Alunos
com NEE, dirigido a Docentes de Educação Especial e a Coordenadores PTE,
considerando que estes dois grupos profissionais podem desempenhar um
papel preponderante na promoção de uma escola verdadeiramente inclusiva
da qual a utilização de tecnologias com populações especiais é uma
adjuvante. A facilitação do Acesso e Participação por meio das tecnologias
carece de profissionais capacitados e cientes do potencial destas tecnologias,
pelo que a formação obtida é um fator decisivo no balancear entre
necessidades e competências.
Para tal, e no enquadramento teórico, procurámos contextualizar o modo como
se processa a educação dos alunos com Necessidades Educativas Especiais
e todas as determinantes neste processo. A identificação do estado da arte da
utilização das TIC na educação de todos os alunos é igualmente abordada de
modo a estabelecer relações da sua utilização com os alunos que se desviam
dos padrões usuais de Aprendizagem. Procurámos, igualmente, discriminar de
que modo se processa a formação de professores no contexto nacional e qual
o seu impacto para o estabelecimento de uma escola inclusiva.
Do ponto de vista metodológico, desenvolveu-se um estudo descritivoexploratório,
com o propósito de identificar as competências e necessidades
das populações envolvidas, que se materializou num survey (inquérito)
nacional por questionário para levantamento de necessidades de formação,
seguindo-se um estudo de caso, no qual foi implementada uma ação de
formação com base nos resultados obtidos. Para o estudo de caso foram
utilizados três momentos de autoavaliação que, conjugados com a avaliação
dos formandos e a avaliação da formação, nos permitiram especificar um
modelo de formação. Este, e com base nos resultados alcançados, perspetiva
o suporte efetivo das TIC à prática pedagógica que melhor se adequa às
necessidades de formação teórica, conceptual, prática e atitudinal dos
Docentes de Educação Especial (DAE) e/ou Docentes de Apoios Educativos e
Coordenadores TIC que apoiam alunos com Necessidades Educativas
Especiais. This paper presents the process for the preparation of a proposal for a training
program focused on the use of ICT in Education of Pupils with SEN directed to
Special Education Teachers and ETP Coordinators. It assumes that these two
professional groups in view of their professional assignments can play a
leading role in promoting a truly inclusive school in which the use of
technologies with special populations is an adjuvant. The facilitation of access
and participation through technology needs trained professionals who are
aware of the potential of these technologies, so training received is the decisive
factor in the balance between needs and skills.
The theoretical framework seeks to contextualize how the education of
students with Special Educational Needs is processed and all the determinants
in this process. The identification of the state of the art of the use of ICT in
education for all students is also addressed in order to settle relations with their
use with students who deviate from ordinary standards of learning, and also in
order to discriminate how it handles the training of teachers in the national
context and its impact for the establishment of an inclusive school. We
developed a descriptive exploratory study with the purpose of identifying skills
and needs that was materialized through a national survey by questionnaire for
assessing training needs, followed by a case study in which a training
programme was implemented based on the results obtained. For the case
study three moments of self-assessment were used, combined with the
assessment of the trainees and training evaluation. It allowed us to specify a
model of training, foreseeing a set of effective ICT support teaching practices
that best fit the theoretical, conceptual, practical and attitudinal training needs
of Special Education Teachers and ETP Coordinators who support students
with Special Educational Needs. Doutoramento em Multimédia em Educação
Tipo de Documento
Tese de Doutoramento
Idioma
Português
Orientador(es)
Almeida, Ana Margarida Pisco; Moreira, António Augusto de Freitas Gonçalves