Autor(es):
Mourão, Sandra Jones
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/9180
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Educação pré-escolar; Ensino de uma segunda língua; Língua inglesa; Desenvolvimento da linguagem; Literatura infantil - Interação imagem-texto
Descrição
Este estudo investiga a influência da interação imagem-texto de três álbuns
ilustrados de língua inglesa no desenvolvimento do repertório linguístico de
crianças pré-leitoras. Numa metodologia de estudo de caso, adotando uma
abordagem qualitativa e socio construtivista num contexto real de educação
pré-escolar, três grupos de crianças portuguesas foram filmados ao longo de
várias sessões de leitura repetida em voz alta e em inglês, e de sessões de
recontos trabalhados em pequenos grupos. Após a transcrição das gravações,
o corpus resultante foi analisado com base numa teoria fundamentada de
compreensão literária e em escalas de leitura emergente. Os resultados
mostraram que as crianças adotaram uma postura fortemente analítica face
aos álbuns, direcionando as suas respostas para as ilustrações e usando-as
como apoio na construção de significados. Os resultados mostraram também
que cada interanimação visual e verbal ofereceu diversas oportunidades para o
uso das línguas em presença, o português e o inglês, tendo o formato e a
estrutura inerentes a cada álbum contribuído de forma muito relevante para as
respostas das crianças. Contudo, os álbuns com uma dinâmica imagem-texto
mais complexa proporcionaram um maior envolvimento das crianças,
provocando mais discussão em torno das ilustrações e criando mais
oportunidades para mediação do uso da segunda língua. Os resultados
revelaram ainda a importância da interação durante as leituras repetidas, na
compreensão e na análise narrativa, num processo de desenvolvimento da
linguagem. Com base nestes resultados, apontam-se conclusões, com
implicações para os contextos educativos, quer ao nível da língua materna,
quer ao nível da segunda língua, nomeadamente em relação: à seleção de
álbuns e à valorização das ilustrações e ainda à importância de leituras
repetidas em voz alta e à discussão realizada pelas crianças. The purpose of this study was to investigate how the picture-word dynamic
within three English picturebooks affected childrenʼs linguistic repertoire and
language development. Using a qualitative case study approach and adopting a
socio-constructivist stance in a naturalistic setting, three groups of pre-literate
Portuguese children were filmed during whole class repeated read alouds in
English and small group retells. Upon transcription, the resulting corpus was
analysed using a grounded theory of literary understanding and emergent
reading scales. The findings showed that children took an overwhelmingly
analytical stance towards the picturebooks, directing their responses to the
illustrations and using them to support meaning making. It was found that each
visual and verbal interanimation provided distinct opportunities for language
use, and furthermore that the format and structure inherent within each
picturebook contributed to the childrenʼs responses. However, the picturebooks
at the more complex end of the picture-word dynamic afforded a more active
involvement from the beholder, provoking more discussion around the
illustrations and increased opportunities for the childrenʼs linguistic repertoires
to mediate second language development. In addition, the results revealed the
importance of interaction during repeated readings in supporting childrenʼs
analysis of narrative and language development. Assertions are made based
on these results, with implications in both mother tongue and second language
classrooms, in relation to picturebook selection and valuing the illustrations, the
importance of repeated read alouds and child-initiated discussion. El objetivo de esta tesis fue investigar cómo la dinámica imagen-palabra de
tres libros álbum en inglés influyó en el al repertorio lingüístico y en el
desarrollo del lenguaje de los niños. Se trata de un estudio de caso con
enfoque cualitativo para el que se adoptó una perspectiva socio-constructivista
en un entorno naturalista. Se filmó a tres grupos de niños portugueses de preescolar
durante la hora de clase en la que se realizaron repetidas lecturas en
voz alta y una actividad consistente en volver a contar el cuento ilustrado en
pequeños grupos. Tras la transcripción de las grabaciones, se analizó el
corpus resultante mediante teorías de comprensión literaria y niveles de lectura
emergente. Los resultados mostraron que los niños adoptaron una postura
abrumadoramente analítica hacia los libros álbum, haciendo uso de las
ilustraciones para apoyar sus respuestas. Se encontró que cada intercambio
visual y verbal brindaba diferentes oportunidades para el uso del lenguaje, y
más aún, que el formato y la estructura inherente de cada libro álbum influía en
las respuestas de los niños. Además, los libros álbum que contenían una
dinámica de imagen-palabra más compleja provocaron una participación más
activa del espectador, provocando más debate en torno a las ilustraciones y
aumentando las oportunidades de los repertorios lingüísticos de los niños para
desarrollar una segunda lengua. Además, los resultados revelaron la
importancia de la interacción durante las lecturas repetidas para el análisis de
la narrativa y para el desarrollo del lenguaje de los niños. Estas afirmaciones
se fundamentan en los resultados del estudio y tienen implicaciones
pedagógicas tanto para la clase en lengua materna como en segundas
lenguas, tales como la selección de libros álbum y la valoración de las
ilustraciones; la importancia de la lectura repetida en voz alta; y las discusiones
iniciadas por los niños. Cette étude a comme objet de recherche les effets de lʼinteraction entre lʼimage
et le texte de trois albums illustrés en langue anglaise sur le répertoire
linguistique dʼun groupe dʼenfants portugais. Dans le cadre dʼune étude de cas,
tout adoptant une approche socioconstructiviste dans un contexte réel
dʼéducation, trois groupes dʼenfants portugais en phase de pré-alphabétisation
ont été filmés au cours de plusieurs séances de lectures répétées, en voix
haute, en anglais, ainsi que de contes/racontages travaillés en petits groupes.
Après avoir transcrit les enregistrements vidéo, le corpus a été analysé a partir
dʼune théorie fondée sur la compréhension littéraire avec une grille dʼanalyse
des niveaux de lecture émergente. Les résultats obtenus ont démontré que les
enfants ont adopté une attitude analytique face aux albums, en conduisant
leurs réponses vers les illustrations et en sʼy appuyant pour la construction du
sens. Les résultats ont aussi montré que chaque inter-animation visuelle ou
verbale a offert des opportunités distinctes dʼutilisation des langues en
présence, le portugais et lʼanglais. Le format et la structure inhérents aux
albums semblent avoir aussi contribué aux réponses des élèves. Néanmoins, à
un niveau plus complexe de la dynamique image-texte, les albums permettent
une interaction plus active de lʼenfant, tout en incitant à une discussion plus
élevée autour des illustrations et à une médiation de lʼusage de la deuxième
langue. De plus, les résultats ont révélé lʼimportance des interactions entre les
enfants, pendant les lectures répétées, pour la compréhension et lʼanalyse
narrative. Lʼanalyse des résultats de lʼétude conduit à dʼimportantes
implications éducatives, soit au niveau de la langue maternelle, soit au niveau
dʼune deuxième langue, notamment par rapport à la sélection des albums et à
la valorisation des illustrations; à lʼimportance de lectures orales répétées et à
lʼinitiation des enfants à la discussion. Doutoramento em Didáctica e Formação