Author(s):
Antunes, Paula Maria Barreto
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/9125
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Formação de professores; Desenvolvimento profissional; Educação multimédia; Internet: Web 2.0; Redes sociais
Description
O surgimento da Web 2.0 imprimiu uma mudança na postura dos utilizadores
da Web que passaram a poder não apenas ler e pesquisar, como também
colaborar e produzir e publicar informação, adotando uma postura ativa. As
redes sociais são uma poderosa ferramenta à qual recorrem movimentos
sociais e políticos, o mundo da publicidade e do marketing, com evidentes
efeitos nos indivíduos e na sociedade. Por seu lado, o desenvolvimento
profissional de professores é um processo permanente, pelo que é
reconhecida a importância da aprendizagem ao longo da vida em ambientes
formais, não-formais e informais. Neste contexto, as redes sociais surgem
como potenciais instrumentos de comunicação, interação, partilha e trabalho
colaborativo, determinantes para o crescimento profissional dos docentes que
almejam uma contínua aprendizagem.
Este estudo de caso, que se centra na Interactic 2.0, uma rede social
profissional essencialmente dirigida a educadores e criada numa aplicação
Web 2.0 (Ning), teve como principal objetivo verificar em que medida esta rede
social, ao possibilitar a formação e o desenvolvimento de uma comunidade de
prática online, contribui para o desenvolvimento profissional dos docentes do
ensino não superior.
Os dados obtidos através da aplicação de inquéritos por questionário aos
membros da Interactic 2.0, de entrevistas aos administradores da rede e da
análise de interações num grupo específico da rede, revelam que os docentes
do ensino não superior utilizam as ferramentas Web 2.0 para fins profissionais,
nomeadamente as redes sociais, as aplicações de escritório online e os
blogues. Conscientes dos riscos associados às redes sociais, mas também da
necessidade de um constante enriquecimento profissional, os professores do
ensino não superior reconhecem o interesse das redes sociais em geral, e da
Interactic 2.0 em particular, como privilegiados instrumentos de partilha que
contribuem para a sua atualização sobre aspetos curriculares e pedagógicos.
Muito embora apenas concorram para o fomento do trabalho colaborativo entre
professores, a Interactic 2.0 contribui para o aumento das competências
digitais dos seus membros e para uma melhor integração das TIC em contexto
educativo. A Interactic 2.0 é, portanto, uma comunidade de prática, constituída
por um vasto número de pessoas com um interesse comum, que partilham e
constroem conhecimento em torno de um domínio, criando um espaço
partilhado de reflexão crítica sobre os temas em torno da educação. The arise of Web 2.0 brought about a change in posture of web users who
have adopted an active attitude, for not only can they read and research, but
they are also able to collaborate, produce and publish information. Social
networks are a powerful tool both for social and political movements and within
the world of advertising and marketing, with obvious effects on individuals and
society. On the other hand, the professional development of teachers is an
ongoing process in which the importance of lifelong learning in formal, non
formal and informal settings is recognized. In this context, social networks
emerge as potential instruments of communication, interaction, sharing and
collaborative work, indispensable to the professional growth of teachers who
are eager for continuous learning.
This case study, which focuses on Interactic 2.0, a professional social network
planned essentially for educators and created in a Web 2.0 tool (Ning), aimed
to verify to what extent this social network enables the creation and
development of an online community of practice and contributes towards the
professional development of teachers in non-higher education.
The data obtained by applying surveys to non-higher education teachers,
members of Interactic 2.0, interviews with the network administrators and the
analysis of interactions in a specific group, revealed that these teachers use
Web 2.0 tools, including social networking, online office applications and blogs,
for professional purposes. Teachers in non-higher education, members of
Interactic 2.0, are aware of the risks associated to social networking, but also of
the need for constant professional improvement, and they recognize the
importance of social networks in general, and of Interactic 2.0 in particular, as
privileged instruments for sharing that contribute towards their update on
curricular and pedagogical issues. And even though this community does not
increase collaborative work among teachers, it contributes to increase digital
competencies of its members and a better ICT integration in educational
settings. Interactic 2.0 is, therefore, a community of practice consisting of a
large number of people with a common interest, who share and build
knowledge around a topic and create a shared environment for critical
reflection on the issues around education. Doutoramento em Multimédia em Educação