Autor(es):
Soares, Sofia Alexandra de Oliveira
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/9069
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Gestão industrial; Logística empresarial; Gestão da informação; Sistemas de informação; Programas de computador
Descrição
A excelência no desempenho das atividades logísticas tornou-se hoje uma poderosa
fonte de vantagem competitiva em parte devido ao seu impacto visível nos clientes.
Cada vez mais, as empresas têm vindo a concorrer com base na resposta, entrega ou
tempo de expedição dos pedidos.
Com o objectivo de optimizar os seus processos, as empresas contam com poderosos
sistemas de informação que ao longo da história da logística vêm ganhando maior
relevância.
Analisando o mercado atual, que é cada vez mais competitivo surge, então, por
parte das empresas a necessidade de evoluírem positivamente no sentido de manter
os seus clientes satisfeitos. Consequentemente, as organizações adoptam novos
processos de gestão da informação, ou optimizam os existentes, para desta forma
aumentarem a capacidade de resposta para com os clientes e ainda, possibilitar um
acompanhamento mais específico das necessidades de cada um.
A Bosch Termotecnologia, empresa base do desenvolvimento deste projeto, não é
exceção à regra e, faz questão de acompanhar a evolução dos mercados onde está
presente, respondendo assim de forma positiva às exigências dos seus clientes.
No âmbito do contexto apresentado surge, então, este projeto que visa o
desenvolvimento de uma aplicação informática que tem como objectivo permitir a
análise de dados em termos de quantidades de encomenda e de previsão fixadas por
um determinado cliente. Este é um ponto crítico na empresa, uma vez que as
oscilações entre estas quantidades provocam distúrbios na produção que se podem
traduzir ter consequências negativas, como a falha nos prazos acordados com o
cliente. The excellent performance of logistics activities has now become a powerful
source of competitive advantage in part because of its visible impact on clients.
Increasingly, companies have been competing on the basis of response, time
of delivery or dispatch of orders.
In order to optimize their processes, companies have powerful information
systems that throughout the history of logistics are gaining greater importance.
Analyzing the current market, which is increasingly competitive arises, then, by
the companies the need to evolve positively in order to keep their customers
happy. Consequently, organizations adopt new processes for managing
information, or optimize existing ones, to thereby increase the responsiveness
to customers and also allow for more specific needs of each.
Bosch Thermotechnology, firm basis for the development of this project is no
exception to the rule, and is keen to monitor developments in the markets
where it operates, thus responding positively to the demands of its customers.
Within the context presented arises, then, this project aims to develop a
software application that aims to allow data analysis in terms of quantity
ordering and forecasting for a particular customer set. This is a critical point in
the company, since the oscillations between these quantities cause
disturbances in production that can result negative consequences, such as
failure by the deadlines agreed with the customer. Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial