Autor(es):
Deus, José Eduardo Pronto Pereira de
Data: 2005
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/8979
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Gestão do turismo; Destinos turísticos; Promoção turística; Comportamento dos consumidores; Desenvolvimento do turismo - Figueira da Foz (Portugal)
Descrição
Este estudo tem como objectivo principal avaliar a importância do
Casino na promoção da Imagem e consolidação do destino turístico.
Tendo como base de análise a cidade da Figueira da Foz, pretende-se
averiguar qual o impacte que tem o Casino, como atracção turística na
área-destino.
Neste sentido e tendo em conta que o objecto de estudo deve centrar-se
no tema proposto, foi formulada uma questão fundamental que servirá de
núcleo de análise e motivo de reflexão, a qual se tem em vista validar ao
longo da tese: QUAL O PAPEL DO CASINO ENQUANTO PRODUTO
TURÍSTICO E QUAL A SUA RELEVÂNCIA PARA A IMAGEM DA
ÁREA-DESTINO ?
Como objectivos específicos essenciais que importa analisar, contam-se,
a aferição da "imagem do destino" e sua importância do ponto de vista
dos turistas, a identificação da Imagem do Casino e seu papel na Imagem
do destino, e a avaliação da deslocação de visitantes em razão do produto
Casino.
Procuram-se respostas a estas questões de investigação através da
realização de inquéritos aos turistas nacionais e estrangeiros sobre a
imagem percepcionada do destino Figueira da Foz, bem como do papel
que desempenha o casino enquanto elemento de atracção.
Uma revisão bibliográfica permite a compreensão da especificidade do
turismo enquanto campo de aplicação da análise de imagens, discutindo
neste contexto a importância do Casino na promoção da Imagem e
consolidação da área-destino.
Também o conceito de Imagem do Casino e seu papel na Imagem
destino, bem como a avaliação da deslocação de visitantes em razão do
produto Casino, são apresentados com maior pormenor, considerando
definições, medição da imagem e os seus efeitos no comportamento do
turista.
Com base nestas reflexões, uma hipótese geral e dez hipóteses são
sugeridas, das quais falaremos mais adiante.
Esta análise baseia-se principalmente em dados obtidos através de
inquéritos efectuados, especialmente no período da realização do Euro
2004. O inquérito obteve 76 respostas válidas, contendo dados sóciodemográficos
relativos ao comportamento turístico, às motivações,
percepções e avaliações do destino e ao provável comportamento do
turista no futuro.
Finalmente, a relação entre imagem de destino e o provável
comportamento turístico futuro é analisada. The main purpose of this study is to evaluate the importance of the
Casino in the promotion of the Image and in the consolidation of the
tourist destination. Having as basis of analysis the city of Figueira da
Foz, one intends to determine what impact the Casino has as tourist
attraction in the destination area.
Therefore and having in mind that the purpose of the study must be
focused on the proposed subject it was made a fundamental question
which will be the centre of the analysis and the aim of the reflection ,
which is intended to be validated during all the thesis: WHAT IS THE
ROLE OF THE CASINO AS A TOURIST PRODUCT AND WHAT IS
ITS IMPORTANCE FOR THE IMAGE OF THE DESTINATION
AREA?
It must be taken into consideration some specific and essential aims,
which are relevant to analyse: the checking of the “destination image”
and its importance from the tourists’ point of view, the identification of
the Casino’s Image and its role in the destination Image and the
evaluation of the visitors’ dislocation related to the product Casino.
Answers to these research questions are looked for through the
accomplishment of inquiries to national and foreign tourists about the
perceptible image of destination Figueira da Foz, as well as the role that
the casino performs as an element of attraction.
A bibliographic revision makes possible the understanding of the
tourism specificity as field to apply the analysis of images, discussing in
this context the importance of the Casino in the promotion of the Image
and in the consolidation of the destination area.
The concept of the Casino’s Image and its role in the destination Image
as well as the evaluation of the visitors’ dislocation related to the product
Casino, are also presented in detail taking into consideration definitions,
measurement of image and its effects in the tourist behaviour.
Based in these reflections, one general hypothesis and ten hypotheses,
about which we will talk later on, are suggested.
This analysis is based mainly in the data gathered from the inquiries
done, specially during the period the Euro 2004 was held. The inquiry
got 76 valid answers, containing socio-demographic data in what
concerns tourist behaviour, motivations, perceptions and destination
evaluations and the likely behaviour of the tourist in the future.
Finally, it is analysed the relation between the image of the destination
and the likely future tourist behaviour. Mestrado em Gestão e Turismo