Author(s):
Rosa, António Chagas
Date: 2005
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/8931
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Música; Música vocal; Composição musical; Ritmos; Harmonia (Música)
Description
A presente dissertação tem um formato bipartido, constituindo a primeira
das suas partes um trabalho de investigação teórico, e a segunda um corpo
de composições livres. A investigação analisa as relações entre ritmos e significados
semânticos no ciclo de canções Das Buch der hängenden Gärten (O
Livro dos jardins Suspensos) op. 15 de Arnold Schönberg, sobre um livro de
poemas homónimo de Stefan George. As composições que integram a Tese
são o ciclo de canções Non Altro para tenor, piano e electrónica, sobre textos
de Michelangelo Buonarroti; a ópera de câmara Melodias Estranhas, com
libreto de Gerrit Komrij; e a peça para coro de câmara intitulada Quatrains du
Secret Estude, sobre centúrias de Michel de Nostredame ou Nostradamus.
O seguinte resumo restringe-se ao trabalho de investigação, incluindo-se um
texto introdutório às partituras no início da 2ª parte da presente Tese.
A investigação sobre o op. 15 de Schönberg decorreu da convicção de que,
na representação musical de obras vocais, a diferentes formulações rítmicas
correspondem diferentes níveis de significados semânticos. Trata-se de um
trabalho que procura aprofundar as relações entre música e texto, privilegiando
a observação do comportamento de ritmos e seus padrões. Para a aferição de
tais correspondências, o trabalho de investigação propõe uma estratificação
rítmica que se consubstancia numa tipologia tripartida, a qual inclui famílias
rítmicas cuja designação – ritmos objectivantes, sincopados e sensoriais – foi
buscar justificação nas funções históricas que o ritmo desempenha na música
ocidental desde a Antiguidade Grega. Constatou-se que, na obra estudada,
cada um dos tipos rítmicos articula significados semânticos específicos,
agrupando-se estes em três famílias que estabelecem com os tipos rítmicos
os seguintes binómios: ritmos objectivantes/ significados de cariz intelectual,
ritmos sincopados/significados do foro emocional e ritmos sensoriais/significados
referentes a sensações e imagens. A relação entre estes dois critérios de
análise passou igualmente pelo estudo de outros elementos musicais (harmonia,
timbre, agógica), tendo-se, porém, concluído que o comportamento dos
tipos rítmicos face às famílias de significados semânticos (e suas implicações
poéticas) apresenta muito mais estabilidade do que o evoluir de harmonias face
ao mesmo universo. This dissertation is structured in two different parts, being the first of them a
theoretical investigation, and the second an autonomous body of free compositions.
The investigation analyses the relationship between rythm and semantics
in the song cycle Das Buch der hängenden Gärten (The Book of the Hanging
Gardens) op. 15, by Arnold Schoenberg, on a book of poems by Stefan George
that bears the same title. The free compositions that are included in this dissertation
are the songs from the cycle Non Altro for tenor, piano and electronics,
on texts by Michelangelo Buonarroti; the chamber opera Melodias Estranhas,
with a libreto by Gerrit Komrij; and finally the a capella chorus piece Quatrains
du Secret Estude, on texts by Michel de Nostredame or Nostradamus. This
abstract focuses solely on the investigation on Schoenberg’s op. 15.
The investigation was conducted based on the premise that, in the musical
representation of vocal works, a correspondence between different levels of
semantic meanings and rythmical formulae can be found. Therefore, its paths
cross the ways between music and text, enhancing the observation of rythmical
cells and patterns in the scores. In order to establish solid correspondences
between words and rhythm, a specific methodology was created. This consists
of a three-level scheme that groups rythmical “families”, whose designations
(objective, syncopated and sensorial) were supported by the historical functions
that rythm has played in the Western music since Ancient Greece. The investigation
claims to have found in the Das Buch a clear parallelism between this
three “families” and three platforms of semantic signification of the poems. The
articulation between each of the rythmical types and its semantic counterpart
made also possible that a three axes matrix could be used throughout the entire
work: objective rythm/intelectual content of words; syncopated rythm/ emotional
conotation of words; and finally, sensorial rythm/ sensorial conotation of words,
that is to say, words that express images and sensations.
The relationship between these two criteria of analysis didn’t neglect the study
of other musical elements such as harmony, timbre and dynamics. However, the
conclusions of the research point out to the fact that the behaviour of the rythmical
types vs. the semantic levels (and their poetical implications), show much
more stability and coherence than, for instance, the relation between harmonic
types and the same semantic universe. Doutoramento em Música