Author(s):
Rua, Marília dos Santos
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/8922
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Ciências da saúde; Enfermagem; Ensino da enfermagem; Desenvolvimento das competências
Description
A formação em enfermagem tem acompanhado a evolução sociocultural e
científico-tecnológica procurando dar resposta às exigências dos utentes e,
sobretudo, à complexidade e à imprevisibilidade dos contextos de prestação
de cuidados.
Segundo os novos paradigmas de formação, pretende-se que os alunos
desenvolvam competências que lhes permitam “agir em situação”. Neste
estudo procurámos compreender de que forma os alunos desenvolvem as
suas competências em contextos de ensino clínico e quais os factores que, à
luz da perspectiva bioecológica de desenvolvimento humano (Bronfenbrenner
e Morris, 1998) e do seu modelo PPCT (Pessoa, Processo, Contexto e
Tempo), se constituem como facilitadores ou inibidores desse
desenvolvimento.
Optámos por uma metodologia predominantemente qualitativa, através de um
estudo de caso, referente ao 2º Curso de Licenciatura em Enfermagem da
Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro (2002-2003 a 2005-
2006).
Para além da análise documental para contextualização do ensino clínico no
currículo do curso, foram recolhidas narrativas dos alunos e supervisores
relativas às suas vivências em ensino clínico durante todo o percurso
formativo. Os resultados da análise de conteúdo das narrativas, de natureza
qualitativa, foram triangulados com as classificações dos alunos nas grelhas
de avaliação de competências e respectivos relatórios e procuraram responder
à primeira questão de investigação que visava analisar o desenvolvimento de
competências e as perspectivas dos actores envolvidos nesse processo. A
resposta à segunda questão, que incidia sobre os factores de desenvolvimento
à luz do modelo PPCT, foi baseada essencialmente na análise das narrativas.
Os resultados obtidos permitem-nos concluir que o desenvolvimento de
competências ocorre de forma integradora, combinando sinergeticamente
diferentes dimensões (cognitiva, atitudinal, comunicacional e técnica) ao longo
dos ensinos clínicos, num processo dinâmico, dialéctico e progressivo. E ainda
que, à luz do modelo PPCT, sobressaem determinados factores
influenciadores do desenvolvimento de competências.
Assim, relativamente à Pessoa, emergem as características pessoais, os
papéis desempenhados, a interpessoalidade, o contacto com a morte e com
situações de sofrimento, sendo também significativa a emergência de uma
componente afectivo-emocional. Quanto ao Processo, (que assume especial
relevância), destacam-se as actividades e os processos proximais, as
estratégias supervisivas, as dificuldades sentidas pelos supervisores, de entre
as quais sobressai a falta de preparação para a tarefa. A análise dos
Contextos revela que, no microsistema, o destaque vai para as especificidades
de cada contexto e a atmosfera envolvente enquanto que, no mesosistema, a
participação multicontextual e o conhecimento intercontextual se manifestam
como relevantes.
No exosistema, salienta-se a importância do relacionamento interinstitucional e
dos modelos de parceria e, ao nível macrosistémico, emergem de forma subtil,
indícios da influência das políticas de gestão hospitalar e da formação assim
como da matriz conceptual de enfermagem. No que se refere ao Tempo, a
importância da continuidade dos processos proximais (microtempo) e a
periodicidade dos ensinos clínicos (mesotempo) mereceram referências
significativas. Nursing education has followed the sociocultural and scientific and
technological evolution in an attempt to find answer to the client’s demands and
mainly to the complexity and unpredictability of the health care context.
According to the new educational paradigms, it is intended that the students
develop abilities which allow them to “act on situation”. In this study we sought
to understand in which way the students develop their abilities on clinical
teaching contexts and which are the factors that, under the bioecological
human development perspectives (Bronfenbrenner and Morris, 1998) and its
PPCT model (Person, Process, Context, Time), are constituted as facilitators or
inhibitors of that development.
We selected a predominately qualitative methodology, using a case study
referring to the 2nd Course of the Nursing Bachelor Degree, in University of
Aveiro School of Health (2002-2003 to 2005-2006).
In addition to the documental analysis in order to contextualise the clinical
teaching on the course curriculum, students and supervisors narratives
concerning their experiences on clinical teaching during the entire training
course were collected. The content analysis of the narratives, of qualitative
nature, were triangulated with the students classifications on the evaluation
grids regarding the abilities and respective reports, and tried to answer to the
first research question, which aimed to analyse the development of the abilities
and perspectives of the actors involved in that process. The answer to the
second question, which came across the development factors under the PPCT
model, was based chiefly on the analysis of the narratives.
The final results allow us to conclude that the development of abilities occurs in
an integrating way, combining synergistically different dimensions (cognitive,
attitudinal, communicational and technical), throughout the clinical teaching, in
a dynamic, dialectic, and progressive process. And also, under the PPCT
model, certain factors which influence the development of abilities are
highlighted.
In what the Person is concerned, personal characteristics come into sight,
along with the roles played, the interpersonality and the contact with death and
suffering situations, being also significant the emergency of an affective and
emotional element. As to the Process (which is of special relevance), the
proximal activities and processes are pointed out, as well as strategies of
supervision and difficulties experienced by the supervisors, from which the lack
of preparation for that task stands out. The content analysis reveals that, in the
microsystem, the importance goes to the specificities of each Context and the
involving atmosphere, whereas in the mesosystem the importance goes to the
multicontextual participation and intercontextual knowledge.
In the exosystem, the importance of the interinstitutional relationship and the
partnership models is emphasized and, at a macrosystemic level, signs of the
influence of the policies of hospital management and training, as well as the
conceptual matrix of nursing, are rising in a subtle way. To what the Time is
concerned, the importance of the continuity of the proximal processes
(microtime) and the periodicity of the clinical teaching (mesotime) deserved
significant references. Doutoramento em Ciências da Saúde