Autor(es):
Lopes, Ana Maria Ferreira Soares Borges
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/8736
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Gestão de empresas; Responsabilidade social das empresas; Balanço social
Descrição
A Europa sempre teve como tradição envolver a responsabilidade social na
estratégia das empresas. Deste modo, ao recrutar e manter os trabalhadores,
as empresas comprometiam-se a pagar comodidades aos trabalhadores, bem
como às suas famílias. Estes actos tinham uma dupla intenção, pois de um
lado tinham como objectivo melhorar a imagem pública da empresa, por outro
procurava-se melhorar as condições de vida das pessoas.
A responsabilidade social é um tema recorrente especialmente em altura de
crise, as empresas reconhecem não só a importância desta temática, mas
também algumas vantagens que lhe estão associadas. Com uma sociedade
cada vez mais preocupada com a solidariedade, as empresas têm que mostrar
a sua responsabilidade social perante a comunidade. O grau de
comprometimento voluntário com a comunidade faz-se notar, quer no
ambiente interno da empresa, quer no ambiente externo. A responsabilidade
interna é evidenciada através dos relatórios sociais e a externa é muitas vezes
apenas conhecida através da comunicação social.
É na tentativa de divulgar as práticas de responsabilidade interna que surge o
balanço social. Este documento chega mesmo a ser considerado como uma
importante ferramenta de gestão e de comunicação.
É com base neste documento, que este trabalho se propõe verificar de que
forma é que a vertente interna da responsabilidade social das empresas
portuguesas tem evoluído entre 2000 e 2007, e se houve alterações no
comportamento das empresas em relação a esta matéria. Para tal, este estudo
propõe-se analisar os dados de balanços sociais, divulgados pelo Ministério do
Trabalho e da Segurança Social, no referido período. Europe has always had a tradition of involving social responsibility for business
strategy. Thus, to recruit and retain workers, the companies pledged to pay for
conveniences to workers and their families. These acts had a dual purpose, on
one side they intended to improve the image of the company, on the other they
tried to improve the living conditions of people.
Social responsibility is a recurring theme especially in times of crisis,
companies not only recognize the importance of this issue, but also some
advantages associated with it. In a society increasingly concerned with
solidarity, companies have to show their social responsibility to the community.
The degree of voluntary commitment to the community should be noted
whether in the internal environment of the company, whether in the external
environment. The responsibility is evidenced by internal social and external
reporting is often known through the media.
It is in the attempt to spread the practice of internal responsibility that arises the
social report. This document is even considered an important tool
for management and communication.
It is based on this document, that this study aims to verify how does the internal
dimension of corporate social responsibility has evolved in Portuguese
corporations between years 2000 and 2007, and if there were any changes in
corporate behaviour in this regard. For that, this study proposes to analyse data
from social reports, released by the Ministry of Labour and Social Security in
that period of time. Mestrado em Contabilidade - Auditoria