Document details

Mediar a arte: o programa Descobrir da Fundação Calouste Gulbenkian

Author(s): Honda, Camila Yuri Brito cv logo 1

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/8702

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Criação artística; Arte moderna; Educação artística: Portugal; Avaliação da educação


Description
A presente dissertação, desenvolvida no âmbito do Mestrado em Criação Artística Contemporânea da Universidade de Aveiro corresponde ao relatório final do estágio curricular desenvolvido no domínio do programa DESCOBRIR da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, num período de sete meses. Este estudo concentra-se no processo de avaliação qualitativa de Cursos e Oficinas de Verão da temporada 2010-2011 do programa DESCOBRIR sob a perspectiva da experiência do público in loco, a partir do tratamento de dados quantitativos de inquéritos distribuídos aos participantes e da observação direta das atividades enquadradas no processo de avaliação. Considerando as premissas do paradigma pós-moderno em educação artística e o contexto no qual se desenvolveu o estágio, este estudo pretende contribuir para o conhecimento científico de experiências na área da mediação cultural, especialmente na Arte Contemporânea e para situar as atividades avaliadas no contexto e na história recente do programa DESCOBRIR e da Fundação Calouste Gulbenkian. This thesis has been developed in the Contemporary Artistic Creation Master field of the Aveiro University and corresponds to the final report of the internship, developed in the DESCOBRIR program domain of the Calouste Gulbenbian Foundation, in Lisbon, in a seven months season. This study focus in the 2010-2011 season of the Summer Courses and Workshops quality evaluation process of the DESCOBRIR program, under the perspective of the public experience in loco, from the treatment of the quantitative data surveys given to the attendees and from the directly observation of the activities engulfed in the evaluation process. Considering the assumptions of the postmodern paradigm in arts education and the context in which the internship has been developed, this study want to contribute for the scientific knowledge of the experience in the cultural mediation field, especially in Contemporary Art and to locate the evaluated activities in the context and in the recently history of the DESCOBRIR program and of the Calouste Gulbenkian Foundation. Mestrado em Criação Artística Contemporânea
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Bessa, José Pedro Barbosa Gonçalves de
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU