Autor(es):
Costa, António Pedro Dias da
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/8687
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Ensino multimédia; Desenvolvimento de software; Interface gráfica; Interacção homem-computador
Descrição
No panorama atual do desenvolvimento de software educativo é importante
que os processos de desenvolvimento sejam adequados e compatíveis com o
contexto em que serão utilizados este tipo de recursos. Desta forma, é
importante melhorar continuamente os processos de desenvolvimento bem
como se proceder à avaliação de forma a garantir a sua qualidade e
viabilidade económica.
Este estudo propõe uma Metodologia Híbrida de Desenvolvimento Centrado
no Utilizador (MHDCU) aplicada ao software educativo. Trata-se de um
processo de desenvolvimento simples, iterativo e incremental que tem como
“alicerces” princípios do Design Centrado no Utilizador, especificados na
International Organization for Standardization - ISO 13407. Na sua base
encontra-se a estrutura disciplinada de processos de desenvolvimento, bem
como práticas e valores dos métodos ágeis de desenvolvimento de software. O
processo é constituído por 4 fases principais: planeamento (guião didático),
design (storyboard), implementação e manutenção/operação. A prototipagem e
a avaliação são realizadas de modo transversal a todo o processo. A
metodologia foi implementada numa Pequena e Média Empresa de
desenvolvimento de recursos educacionais, com o objetivo de desenvolver
recursos educacionais com qualidade reconhecida e simultaneamente viáveis
do ponto de vista económico. O primeiro recurso que teve por base a utilização
desta metodologia foi o Courseware Sere – “O Ser Humano e os Recursos
Naturais”.
O trabalho seguiu uma metodologia de investigação & desenvolvimento, de
natureza mista, em que se pretendeu descrever e analisar/avaliar uma
metodologia de desenvolvimento de software educativo, i.e., o processo, bem
como o produto final. O estudo é fundamentalmente descritivo e exploratório. A
metodologia de desenvolvimento do software (primeira questão de
investigação) foi proposta, essencialmente, com base na revisão integrativa da
literatura da especialidade e com base nos resultados que emergiram das
Fases 2 e 3.
Do ponto de vista exploratório, foi avaliado, por um lado, o potencial técnico e
didático da 1ª versão do software inserido no Courseware Sere (segunda
questão de investigação), e, por outro lado, analisar os pontos fortes e as
fragilidades da metodologia utilizada para o seu desenvolvimento (terceira
questão de investigação). Como técnicas de recolha de dados recorreu-se a
dois inquéritos por questionário e à observação direta participante (mediada
pela plataforma moodle). Quanto às técnicas de análise de dados optou-se
pela análise estatística descritiva e pela análise de conteúdo.
Os resultados indicam que o recurso desenvolvido possui qualidade técnica e
didática. Relativamente a análise da Metodologia Híbrida de desenvolvimento
Centrado no Utilizador foram propostas algumas melhorias relacionadas com o
envolvimento do utilizador e introdução de novos métodos. Apesar de
identificadas algumas limitações, este projeto permitiu que a empresa
melhorasse significativamente os processos de desenvolvimento de recursos
(mesmo os que não são informatizados), bem como permitiu o aumento do seu
portefólio com o desenvolvimento do Courseware Sere. In the current educational software development scenario it is important that
development processes are appropriate and consistent with the context in
which such resources are used. Thus, it is important to continually improve
development processes and to perform correct evaluation processes to ensure
their quality and economic viability.
This study propose the Hybrid User Centered Development Methodology
(HUCDM). This methodology is a simple, iterative and incremental
development process. The methodology is based on structured disciplined
development processes, on principles of User Centered Design (UCD)
processes, specified in the International Organization for Standardization - ISO
13407, as well as on practices and values of agile methods for software
development. The process consists of 4 main phases: planning of educational
guidelines, storyboard design, implementation and maintenance/operation. The
prototyping and evaluation are carried out in order to cross the entire process.
The HUCDM is being implemented in a Small and Medium Enterprise (SME) of
educational resources development. The first resource that was based in this
methodology was the Courseware Sere - The Human Being and the Natural
Resources.
The work followed a research & development methodology of mixed nature,
where it was intended to describe and analyze/evaluate development
methodology for educational software, the process and the final product. The
study is primarily descriptive and exploratory. The software development
methodology (the first research question) was proposed, essentially, based on
a literature integrative review and based on the results that emerged from
Phases 2 and 3.
From the exploratory standpoint, on the one hand, the technical and didactic
potential of the software first version inserted in Courseware Sere (the second
research question) was evaluated. Moreover, the strengths and weaknesses of
the methodology used for its development (the third research question) were
analyzed. As data collection techniques two questionnaire surveys were used
together with direct participant observation (mediated by moodle). Descriptive
statistical analysis and content analysis were used as data analysis techniques.
The results achieved indicate that the developed resource has technical and
didactic quality. Concerning the Hybrid User Centered Development
Methodology analysis improvements with user involvement and new methods
were proposed. Although some limitations were identified, this project enabled
the software company to significantly improve its resource development
processes (even those that are not computerized) and allowed to increase its
portfolio with the development of Courseware Sere. Doutoramento em Multimédia em Educação