Autor(es):
Martins, Diogo José Simões
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/8609
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Engenharia electrónica; Telemática; Pagamento electrónico; Tráfego rodoviário
Descrição
Esta dissertação insere-se na temática das comunicações DSRC a 5.8 GHz,
para sistemas de cobrança eletrónica de taxas variadas (exemplo: circulação
em autoestradas).
Um sistema DSRC é constituído por duas unidades, uma fixa colocada na
via (RSU) e uma móvel colocada no veículo (OBU). O objetivo desta dissertação é o desenvolvimento do emissor que irá ser englobado na RSU, recorrendo
à tecnologia denominada por software defined radio. Em sistemas
SDR faz-se a modelação em domínio digital de componentes analógicos, o
que confere vantagens tanto para concessionárias como para fabricantes.
O emissor projetado é composto por duas partes: uma completamente digital,
implementada numa FPGA e responsável pelo tratamento efetuado
em banda base; E outra referente ao front-end, responsável pela conversão
digital-analógico e por todo o tratamento em radiofrequência. A implementação do sistema na FPGA foi a parte de maior atenção ao longo do
trabalho, ressalvando-se também algum foco para a parte relativa ao conversor
digital-analógico e filtro analógico.
A abordagem que se seguiu passou pelo estudo das normas que regem as
comunicações DSRC 5.8 GHz, importantes do ponto de vista do trabalho
(camada física e camada MAC), de maneira a melhor estruturar a arquitetura
do sistema. Feito esse estudo procedeu-se de seguida à execução de
uma série de simulações, por forma a escolher qual a melhor solução a optar
para a implementação física do sistema (meta seguinte do trabalho).
Por fim efetuaram-se testes visando a validaçãoo do dispositivo construído.
Os testes recaíram sobre o cumprimento ou não das máscaras espectrais
referidas na norma referente à camada física. Recolha de diagramas de olho
por forma a qualificar o sinal enviado. E execução de uma comunicação
entre o emissor criado e um equipamento comercial, referente à OBU. This dissertation falls in the theme of the 5.8 GHz DSRC communications
for electronic fee collection systems (eg: highways circulation).
A DSRC system is formed by two units, a xed one, placed in a route (RSU)
and a mobile one, placed on a vehicle (OBU). The goal of this dissertation
is the development of the transmitter which will be enclosed in RSU, using
technology called software de ned radio. The SDR allows the modeling
of analog components in digital domain, which brings advantages to both
manufacturers and utilities.
The transmitter designed is composed by two parts: one completely digital,
implemented on a FPGA and responsible for the base band treatment;
other concerning the front-end, responsible for the digital to analog conversion
and for all the treatment in radiofrequency. The part concerning the
FPGA implementation was object of a greater attention along the work,
although the digital-analog conversion and the analog lter also play a important
role.
The approach followed passes through the study of the rules governing
5.8 GHz DSRC communications, important from the standpoint of work
(physical layer and MAC layer), in order to better structure the system architecture.
Done this it was made a several simulations in order to choose
the best solution to opt for the physical implementation of the system (next
goal of the work).
Lastly it will be made tests in order to validate the constructed transmitter.
It will be tested the ful llment of spectral masks and it will be used eye
diagrams to evaluate the quality and performance of the system output.
Ultimately it will be made a communication between the constructed transmitter
and commercial equipment, corresponding to the mobile unit placed
at the vehicle (OBU). Mestrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Matos, João Nuno; Oliveira, Arnaldo Silva Rodrigues de