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Influência dos media nas atitudes face à violência e na empatia

Autor(es): Carvalho, Cyntia Barros cv logo 1

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/8546

Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Assunto(s): Psicologia social; Meios de comunicação social - Impacto psicológico; Comportamento anti-social; Agressividade; Violência


Descrição
Partilha-se a crença de que a exposição à violência nos meios de comunicação é um potencial contributo para o aumento de comportamentos agressivos, aumento de atitudes pró-violentas e redução de comportamentos solícitos para com os outros. O presente estudo procura determinar a existência de uma correlação entre a exposição a conteúdos violentos nos meios de comunicação com o efeito da dessensibilização, que se reflete numa redução da capacidade empática para com os outros e no ganho de atitudes pró-violentas. O conceito de dessensibilização tem vindo a ser utilizado para explicar o efeito produzido pela redução de respostas emocionais a estímulos externos que normalmente produziriam fortes respostas emocionais. A amostra utilizada no presente estudo foi constituída por estudantes do ensino público e privado, com idades compreendidas entre os dez e os dezoito anos, onde foram seleccionados de forma aleatória da Zona Centro de Portugal 745 sujeitos. Foi aplicado o questionário de hábitos de consumo aos meios de comunicação, a escala de exposição aos conteúdos violentos nos meios de comunicação (TV, Internet e Jogos), a escala de empatia e a escala de atitudes face à violência. Foram tidos em consideração dois objectivos: numa primeira fase foram identificados os hábitos de consumo em relação aos diferentes meios de comunicação, a disponibilidade de acessos a esses meios e a analise da componente educativa e de controlo parental em relação aos consumos de conteúdos violentos. Numa segunda fase procuramos analisar a relação entre a exposição prolongada a conteúdos violentos nos diferentes meios de comunicação (TV, Internet e Vídeo Games) com um aumento de atitudes pró-violentas e com a redução da empatia. Os resultados comprovam uma relação significativa entre a exposição a conteúdos violentos e o ganho de atitudes pró-violentas, bem como a existência de uma relação significativa entre o consumo de conteúdos violentos com a redução da empatia. Os efeitos mais negativos são os que provêm do consumo de jogos violentos e de conteúdos acedidos pela internet em detrimento do consumo através da televisão. Foram discutidos aspectos relacionados com controlo parental e os hábitos de consumo nos meios de comunicação, sendo necessária mais investigação nesta área de forma a conhecer melhor os factores de risco associados a estes comportamentos. São sugeridas implicações deste estudo para o contexto familiar e escolar de forma a prevenir a disseminação de conteúdos violentos nos meios de comunicação. Partilha-se a crença de que a exposição à violência nos meios de comunicação é um potencial contributo para o aumento de comportamentos agressivos, aumento de atitudes pró-violentas e redução de comportamentos solícitos para com os outros. O presente estudo procura determinar a existência de uma correlação entre a exposição a conteúdos violentos nos meios de comunicação com o efeito da dessensibilização, que se reflete numa redução da capacidade empática para com os outros e no ganho de atitudes pró-violentas. O conceito de dessensibilização tem vindo a ser utilizado para explicar o efeito produzido pela redução de respostas emocionais a estímulos externos que normalmente produziriam fortes respostas emocionais. A amostra utilizada no presente estudo foi constituída por estudantes do ensino público e privado, com idades compreendidas entre os dez e os dezoito anos, onde foram seleccionados de forma aleatória da Zona Centro de Portugal 745 sujeitos. Foi aplicado o questionário de hábitos de consumo aos meios de comunicação, a escala de exposição aos conteúdos violentos nos meios de comunicação (TV, Internet e Jogos), a escala de empatia e a escala de atitudes face à violência. Foram tidos em consideração dois objectivos: numa primeira fase foram identificados os hábitos de consumo em relação aos diferentes meios de comunicação, a disponibilidade de acessos a esses meios e a analise da componente educativa e de controlo parental em relação aos consumos de conteúdos violentos. Numa segunda fase procuramos analisar a relação entre a exposição prolongada a conteúdos violentos nos diferentes meios de comunicação (TV, Internet e Vídeo Games) com um aumento de atitudes pró-violentas e com a redução da empatia. Os resultados comprovam uma relação significativa entre a exposição a conteúdos violentos e o ganho de atitudes pró-violentas, bem como a existência de uma relação significativa entre o consumo de conteúdos violentos com a redução da empatia. Os efeitos mais negativos são os que provêm do consumo de jogos violentos e de conteúdos acedidos pela internet em detrimento do consumo através da televisão. Foram discutidos aspectos relacionados com controlo parental e os hábitos de consumo nos meios de comunicação, sendo necessária mais investigação nesta área de forma a conhecer melhor os factores de risco associados a estes comportamentos. São sugeridas implicações deste estudo para o contexto familiar e escolar de forma a prevenir a disseminação de conteúdos violentos nos meios de comunicação. Mestrado em Psicologia Forense
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Pereira, Anabela
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