Autor(es):
Costa, Cristiana Margarida Duarte
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/8533
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Gestão estratégica; Pequenas e médias empresas; Avaliação de empresas; Avaliação de desempenho; Eficácia das organizações
Descrição
O ambiente empresarial está em constante mutação. Mais que nunca os
gestores necessitam de adquirir competências e entender profundamente a
organização em que estão inseridos. Com o objectivo de maximizar a eficácia
e eficiência das organizações foram criadas ferramentas como o Balanced
Scorecard (BSC), que permite a operacionalização das estratégias através de
indicadores financeiros e não-financeiros.
Este modelo desenvolvido na década de 90, é uma das ferramentas de maior
sucesso das últimas décadas. Causando actualmente impacto a nível da
gestão estratégica, gestão da mudança e na avaliação do desempenho
organizacional e podendo ser adaptado a qualquer tipo de organização.
São inúmeros os casos de sucesso existentes, maioritariamente em grandes
empresas. Apesar disso, devido principalmente à complexidade do modelo e a
características das organizações, são cada vez mais comuns falhas de
implementação. Através de análises a várias implementações em PME,
decorridas durante o estágio na empresa de consultoria Klim Consulting, é
possível chegar a um conjunto de erros e dificuldades identificadas na
implementação de um BSC.
Estes erros e dificuldades vão desde o envolvimento de toda a organização, a
comunicação e divulgação, a resistência à mudança, o processo de análise e
planeamento estratégico, o desconhecimento da metodologia de
implementação, a monitorização e avaliação pós-implementação, a correlação
existente entre objectivos e indicadores, a implementação dos planos de
acção, o processo de definição dos indicadores, o desdobramento dos
objectivos estratégicos a nível individual até ao facto de as organizações não
incorporarem no BSC as aprendizagens realizadas com processos anteriores.
Após identificados os problemas foi possível efectuar um cruzamento com a
literatura existente obtendo como resultado um conjunto de soluções que as
organizações podem adoptar de forma a precaverem ou melhorarem esses
mesmos problemas. The business world is always changing. More than ever, the managers need to
acquire skills and deeply understand the organization’s environment. Methods
like the Balanced Scorecard (BSC) were created to maximize the level of
efficiency of organizations allowing the definition of strategies trough financial
and non-financial indicators. This method was developed in the 90’s and had a
great impact on strategic management, changed management and
performance assessment and it could be used in any organization. This method
is still very popular.
There are many success stories, especially in major companies. Due to the
complexity of the method and characteristics of organizations, it is easy and
common the implementation to fail. Trough the analysis of implementations in
small and medium companies, that took place during the internship in the Klim
Consulting, it is possible to elaborate on some common group of errors and
difficulties.
The most common errors and difficulties range from the commitment of the
organization, the communication, changing resistance, analysis process and
strategic planning, lack of knowledge of the method, monitoring and
implementation assessment, correlation between goals and indicators, action
plans implementations, defining indicators and the outspread of individual
strategic goals to the non-incorporation of the learning curve of process in the
BSC.
After the problems’ identification it was possible to cross them with available
literature, obtaining a group of solutions that the companies could adopt in
order to prevent these common errors. Mestrado em Gestão