Author(s):
Castro, Filipa Mara Freitas
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/8529
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Engenharia do ambiente; Qualidade do ar: Santarém (Portugal); Poluição do ar; Gestão da qualidade do ar
Description
As áreas urbanas caracterizam-se pela sua elevada densidade
populacional aliada ao desenvolvimento económico, factores que
exercem uma crescente pressão sobre a sua qualidade do ar.
Neste sentido, a aposta no controlo e monitorização da qualidade do ar
é fundamental, a qual passa pela aplicação de modelos que simulam as
diferentes fontes emissoras e o seu contributo para as concentrações
dos poluentes na atmosfera.
É neste contexto que o presente estudo tem como primeiro objectivo
contribuir para a avaliação da qualidade do ar na cidade de Santarém,
com recurso a um modelo numérico. Pretende-se também, propor
cenários de alteração do padrão de mobilidade vigente, bem como
analisar o seu impacte nas emissões atmosféricas e na qualidade do ar
da cidade. Para a concretização destes objectivos, efectuou-se, numa
fase inicial, uma pesquisa sobre vários modelos e suas funcionalidades,
bem como vantagens e limitações da sua aplicação em diferentes
condições de simulação. De seguida, seleccionado o modelo
AUSTAL2000, procedeu-se à caracterização da área de estudo e à
análise das emissões de tráfego obtidas a partir do modelo de emissões
TREM. A aplicação do modelo resultou na variação espacial e temporal
dos poluentes medidos, nomeadamente, SO2, CO, NOx e PM10.
Os resultados obtidos sugerem uma boa qualidade do ar, sendo que as
concentrações obtidas se situam dentro dos limites estabelecidos
legalmente, apesar de se ter observado uma subestimativa das
concentrações por parte do modelo, o que provavelmente está
associado ao facto de se considerarem apenas as fontes rodoviárias
como fontes emissoras. Urban areas are characterized by their high population density and their
rapid economic development, factors that demand a good air quality.
In this sense, the need for control and monitorization of the air quality is
critical, which involves the application of models that simulate the
different emission sources and their contribution to the concentrations of
pollutants in the atmosphere.
In this context, the present study has the primary objective to evaluate
the air quality in the city of Santarém, using a numerical model. We also
intend to propose scenarios with pattern alterations of mobility force, and
analyze their impact on air emissions and air quality in the city. To
achieve these goals, first took place a survey of various models and their
features, as their advantages and limitations applied to different
simulation conditions. Later on, with the AUSTAL2000 model, we
proceeded to characterize the area in study and analysis the traffic
emissions obtained from the emission model TREM.
The application of model resulted in spatial and temporal variation of the
measured pollutants, including SO2, CO, NOx and PM10. The simulation
results suggest a good air quality, the concentrations obtained are within
the limits established by law, although there was an underestimation of
the observed concentrations by the model, which is probably associated
with the fact that only road sources were considered. Mestrado em Engenharia do Ambiente
Document Type
Master Thesis
Language
Portuguese
Advisor(s)
Miranda, Ana Isabel Couto Neto da Silva; Costa, Ana Margarida