Detalhes do Documento

Pensamento e técnica composicional ao longo da produção de P. Boulez

Autor(es): Berardinelli, José Pedro Cleto cv logo 1

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/8272

Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Assunto(s): Análise musical; Técnicas musicais; Linguagem musical; Composição musical; Teoria da música


Descrição
O presente trabalho pretende encontrar relações, de concordância ou ruptura, ao longo da produção composicional de Pierre Boulez. Para isto, são realizadas análises de obras deste compositor, pertencentes a contextos criativos distintos – nomeadamente, Structures Ia, dois andamentos de ciclos distintos de Le marteau sans maître, Messagesquisse e Dérive –, para, a par com um sustentamento e fundamentação bibliográfica, serem retiradas conclusões relativas aos recursos técnicos e ao pensamento composicional de Boulez, abrangendo um âmbito temporal de cerca de cinquenta anos de produção. The present work seeks to find relations, of agreement or rupture, along the compositional output of Pierre Boulez. For this, analysis are carried out of works created by this composer, belonging to different creative contexts – namely, Structures Ia, two movements from different cycles of Le marteau sans maître, Messagesquisse and Dérive –, in order to, along with a bibliographic background and support, establish conclusions concerning Boulezʼs technical resources and compositional thinking, covering some fifty years of creations. Mestrado em Música
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Santana, Helena Maria da Silva
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia