Autor(es):
Berardinelli, José Pedro Cleto
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/8272
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Análise musical; Técnicas musicais; Linguagem musical; Composição musical; Teoria da música
Descrição
O presente trabalho pretende encontrar relações, de concordância ou ruptura,
ao longo da produção composicional de Pierre Boulez. Para isto, são
realizadas análises de obras deste compositor, pertencentes a contextos
criativos distintos – nomeadamente, Structures Ia, dois andamentos de ciclos
distintos de Le marteau sans maître, Messagesquisse e Dérive –, para, a par
com um sustentamento e fundamentação bibliográfica, serem retiradas
conclusões relativas aos recursos técnicos e ao pensamento composicional de
Boulez, abrangendo um âmbito temporal de cerca de cinquenta anos de
produção. The present work seeks to find relations, of agreement or rupture, along the
compositional output of Pierre Boulez. For this, analysis are carried out of
works created by this composer, belonging to different creative contexts –
namely, Structures Ia, two movements from different cycles of Le marteau sans
maître, Messagesquisse and Dérive –, in order to, along with a bibliographic
background and support, establish conclusions concerning Boulezʼs technical
resources and compositional thinking, covering some fifty years of creations. Mestrado em Música