Autor(es):
Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira da
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/8201
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Ensino de línguas; Educação intercultural: Ensino secundário; Comunicação intercultural; Comunidades virtuais; Redes sociais; Internet: Web 2.0
Descrição
A difusão das tecnologias da informação e comunicação fomenta mudanças
qualitativas nas práticas pedagógicas, proporcionando a criação de
comunidades de aprendizagem entre aprendentes de diferentes pontos do
mundo.
Tendo como referência a pedagogia crítica para a emancipação (Freire, 1997;
Giroux, 1997), este estudo analisou de que forma aprendentes de diferentes
proveniências linguístico-culturais desenvolvem a sua consciência cultural
crítica (Byram, 1997), quando colocados em situação de trabalho colaborativo
on-line, formando uma comunidade de aprendizagem, através do recurso a
uma plataforma especialmente concebida para o efeito, a 2ndschool.eu, na
qual foram levados a desenvolver um trabalho de natureza interdisciplinar.
Pretendíamos que esta plataforma fomentasse questionamentos por parte dos
seus membros. Como tal, integrámos diferentes instrumentos de comunicação
eletrónica (chat, fóruns e e-mail), através dos quais se promoveu a interação
entre os participantes no projeto, alunos e professores (de diversas áreas
disciplinares) do Ensino Secundário belga, búlgaro, grego, polaco, português e
sueco, com vista à realização de uma tarefa comum: a edição de um trabalho
de projeto de análise crítica de reportagens, artigos de opinião e fotos de
jornais acerca de tópicos da atualidade nacional e/ou internacional.
Tivemos em conta uma metodologia de investigação mais orientada para o
estudo de caso e análise do discurso. Para tal, recorremos a dois tipos de
instrumentos de recolha de dados: as impressões das discussões
estabelecidas através de chat, fóruns, blogs e wikis e os resultados de três
questionários sobre o perfil sociolinguístico e cultural dos participantes, a
avaliação da plataforma virtual e o inventário de estratégias mais eficazes na
negociação de saberes estabelecida.
Concluímos que os alunos (re)constroem saberes, pois revelam
representações que têm acerca de situações-problema, refletem acerca das
mesmas e, posteriormente, disseminam ativamente pontos de vista críticos
através de ferramentas Web 2.0, como forma de as resolver. Enquanto
verdadeiros pronetários, foram capazes de recorrer a estratégias de
comunicação que fomentam a busca de entendimento com o Outro, num
caminho oscilante entre o concordar e o discordar, entre o ajudar e o solicitar
ajuda, entre o opinar e o escutar, entre o avaliar e o ser avaliado e entre o
corrigir e o ser corrigido.
Identificámos como principais limitações do nosso estudo a dificuldade de
análise das práticas interdisciplinares dos interlocutores internacionais, a
desmotivação de alguns aprendentes nas tarefas e ainda o reduzido recurso
ao videochat, pelo desconforto no seu uso. Por isso, consideramos que
futuras investigações deverão debruçar-se nestas questões. The diffusion of information and communication promotes qualitative changes
in teaching practices, making the creation of learning communities among
learners from different parts of the world possible.
Making reference to the critical pedagogy for empowerment (Freire 1997,
Giroux, 1997), this project aims to examine how learners from different
linguistic and cultural backgrounds develop their critical cultural awareness
(Byram, 1997), when asked to work online, creating learning communities and
using a platform especially designed for that purpose. In this platform they are
led to carry out a project work of an interdisciplinary nature.
We intended that this platform would foster new questionings by students and
teachers. As such, it integrates different electronic communication tools (chat,
discussion forums and e-mail), through which interaction between students
and teachers (from different subjects) of Belgian, Bulgarian, Greek, Polish,
Portuguese and Swedish education systems is promoted. These have to
accomplish a common task: editing a project work of critical analysis of news,
opinion articles and photos from newspapers on topics of national and/or
international relevance.
We applied a research methodology focused on a study case and discourse
analysis. We used two types of data collection instruments: the printings of the
discussions established through chat, forums, blogs and wikis and the results
of three questionnaires on the sociolinguistic and cultural profile of participants,
the evaluation of the virtual platform and the inventory of the most effective
strategies in the negotiation of knowledge.
We concluded that the students (re)build knowledge as they reveal
representations which they have about specific issues, reflect upon them and
then actively disseminate these already reflected points of view through Web
2.0 tools as a way to solve glocal society’s problems. As true pronetaires,
students were able to use communication strategies that foster the pursuit of
understanding with the other, oscillating between a path in which they agree
and disagree, help and ask for help, listen and provide feedback, assess and
be evaluated and correct and be corrected, contributing to a strong sense of
belonging to a community.
We identified as main limitations of our study the difficulty in analyzing the
interdisciplinary practices of international participants, the lack of motivation by
some of the learners in the proposed tasks and the low use of videochat, due
to the discomfort in its usage, considering that future investigations should
focus on these issues. La difusión de la información y la comunicación promueve cambios cualitativos
en las prácticas de enseñanza, haciendo posible la creación de comunidades
de aprendizaje entre los estudiantes de diferentes partes del mundo.
Haciendo referencia a la pedagogía crítica para el empoderamiento (Freire,
1997; Giroux, 1997), este proyecto tiene como objetivo examinar cómo los
alumnos de diferentes orígenes lingüísticos y culturales desarrollan su
conciencia crítica cultural (Byram, 1997), cuando trabajan en línea con el Otro,
creando comunidades de aprendizaje a través del uso de una plataforma
diseñada específicamente para ese fin, que los lleva a desarrollar un trabajo
de proyecto de carácter interdisciplinario.
Deseábamos que esta plataforma promoviese nuevos cuestionamientos de la
parte de sus participantes. Como tal, integra diversas herramientas de
comunicación electrónica (chats, foros de discusión y correo electrónico), a
través de los cuales se promueve la interacción entre los participantes en el
proyecto, los estudiantes y profesores (de diferentes asignaturas) de
Educación Secundaria belga, búlgara, griega, polaca, portuguesa y sueca, con
el fin de realizar una tarea común: la edición de un trabajo de proyecto de
análisis crítico de las noticias, artículos de opinión y fotografías de los
periódicos sobre temáticas de actualidad nacional o internacional.
Hemos aplicado una metodología de investigación más centrada en el estudio
de caso y análisis del discurso. Hemos usado dos tipos de instrumentos de
recolección de datos: las impresiones de las conversaciones establecidas a
través de chat, foros, blogs y wikis y los resultados de tres encuestas sobre el
perfil sociolingüístico y cultural de los participantes, la evaluación de la
plataforma virtual y el inventario de las estrategias más eficaces en la
negociación de los saberes
Hemos concluido que los alumnos (re)construyen el conocimiento, pues ellos
revelan representaciones acerca de las situaciones problemáticas, reflexionan
sobre ellas y luego difunden activamente sus puntos de vista (ya pensados) a
través de las herramientas Web 2.0 como una forma de resolver los
problemas de la sociedad glocal. En cuanto pronetários, los estudiantes fueron
capaces de utilizar estrategias de comunicación que fomentan la búsqueda de
entendimiento con el otro, oscilando entre un camino de acordar y desacordar,
de ayudar y pedir ayuda, de opinar y escuchar y opinar, de evaluar y ser
evaluado y de corregir y ser corregido, lo que contribuye a un fuerte sentido de
pertenencia a una comunidad.
Identificamos como las principales limitaciones de nuestro estudio la dificultad
en analizar prácticas interdisciplinarias de los participantes internacionales, el
desaliento de algunos alumnos en las tareas y también la falta de uso de
videochat, por la incomodidad en su uso. Por eso, creemos que
investigaciones futuras deberían estudiar estas cuestiones. Doutoramento em Didáctica e Formação