Author(s):
Morna, Paulo Alexandre Gomes de Freitas
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/8189
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Psicologia individual; Stresse (Psicologia); Alunos do superior - Portugal
Description
Nas circunstâncias sociais actuais, o stress profissional é um problema que se
evidencia cada vez mais em diversas áreas, com consequências a nível da
saúde física e mental.
Realizou-se então um estudo observacional-analítico com duas amostras por
conveniência, pretendendo analisar a relação entre stress e burnout,
comparando estudantes do terceiro ano do CFOP com alunos do mesmo ano
de Enfermagem, de modo a verificar se há diferenças significativas entre os
dois grupos e em que dimensões.
Os resultados revelam que há diferenças com significado estatístico entre os
dois grupos para todas as variáveis consideradas, sendo os alunos do CFOP a
apresentar valores mais baixos para stress, ansiedade, depressão, exaustão e
cinismo, com sensação de eficácia profissional mais elevada, não sendo as
variáveis género e idade explicativas dessas diferenças.
O presente estudo pretende contribuir para o esclarecimento acerca do
fenómeno de burnout em estudantes de ensino superior de profissões de risco,
possibilitando reflexão acerca do papel da formação no desenvolvimento do
fenómeno. In the current social circumstances, work-related stress is a problem that is
evidently increasing evident in several areas, with consequences for physical
and mental health. Accordingly we conducted an observational, analytical study
with two convenience samples, aiming to analyze the relationship between
stress and burnout, comparing students in the third year of CFOP with students
of the same year of Nursing in order to check for significant differences
between the two groups and in which dimensions.
The results reveal that there are statistically significant differences between the
two groups for all variables considered, and that the CFOP students are the
ones who present lower values for stress, anxiety, depression, exhaustion and
cynicism, and higher sense of professional efficacy and that these differences
are not explained by gender and age factors.
The present study intends to contribute to the understanding of the
phenomenon of burnout in students of higher education in risk professions,
allowing reflection on the role of training in the development of the
phenomenon. Mestrado em Psicologia - Psicologia Forense