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Stress e burnout: o caso dos estudantes do CFOP e de enfermagem

Author(s): Morna, Paulo Alexandre Gomes de Freitas cv logo 1

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/8189

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Psicologia individual; Stresse (Psicologia); Alunos do superior - Portugal


Description
Nas circunstâncias sociais actuais, o stress profissional é um problema que se evidencia cada vez mais em diversas áreas, com consequências a nível da saúde física e mental. Realizou-se então um estudo observacional-analítico com duas amostras por conveniência, pretendendo analisar a relação entre stress e burnout, comparando estudantes do terceiro ano do CFOP com alunos do mesmo ano de Enfermagem, de modo a verificar se há diferenças significativas entre os dois grupos e em que dimensões. Os resultados revelam que há diferenças com significado estatístico entre os dois grupos para todas as variáveis consideradas, sendo os alunos do CFOP a apresentar valores mais baixos para stress, ansiedade, depressão, exaustão e cinismo, com sensação de eficácia profissional mais elevada, não sendo as variáveis género e idade explicativas dessas diferenças. O presente estudo pretende contribuir para o esclarecimento acerca do fenómeno de burnout em estudantes de ensino superior de profissões de risco, possibilitando reflexão acerca do papel da formação no desenvolvimento do fenómeno. In the current social circumstances, work-related stress is a problem that is evidently increasing evident in several areas, with consequences for physical and mental health. Accordingly we conducted an observational, analytical study with two convenience samples, aiming to analyze the relationship between stress and burnout, comparing students in the third year of CFOP with students of the same year of Nursing in order to check for significant differences between the two groups and in which dimensions. The results reveal that there are statistically significant differences between the two groups for all variables considered, and that the CFOP students are the ones who present lower values for stress, anxiety, depression, exhaustion and cynicism, and higher sense of professional efficacy and that these differences are not explained by gender and age factors. The present study intends to contribute to the understanding of the phenomenon of burnout in students of higher education in risk professions, allowing reflection on the role of training in the development of the phenomenon. Mestrado em Psicologia - Psicologia Forense
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Pereira, Anabela Maria de Sousa
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