Author(s):
Santos, Diogo Alberto Sampaio
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/8022
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Engenharia mecânica; Veículos motorizados - Poluição do ar; Consumo de energia - Aspectos ambientais; Gestão de tráfego; Tráfego rodoviário; Controlo da poluição do ar
Description
Esta dissertação surge com a necessidade do Grupo Medlog, empresa
dedicada à logística de produtos farmacêuticos, reduzir os custos no seu
processo de distribuição. O método para atingir a minimização dos custos foi a
redução do número de quilómetros percorridos e a diminuição dos consumos.
Nesse contexto optou-se também por avaliar o impacto ao nível de emissões
causado pela frota na realização da distribuição.
Perante o problema indicado, surge como principal objetivo a modelação e a
otimização das rotas ao nível energético, ambiental e económico, podendo,
desta forma, reduzir o custo final do produto, graças à redução do custo de
transporte.
A Dissertação encontra-se dividida em duas partes: uma relativa à otimização
das rotas e outra ao impacto causado ao nível de consumos e emissões após o
processo de otimização. O primeiro passo consistiu em executar um estudo de
viabilidade, visando a minimização dos custos e, para isso, criaram-se quatro
cenários distintos (avaliação dos custos das rotas atuais, otimização das atuais
rotas, diferenciação de clientes e junção de rotas), otimizando-se as rotas
selecionadas e compararam-se os resultados para verificar o melhor e mais
rentável cenário. Para proceder à otimização foi utilizado um software cedido
pela empresa, o Toursolver 5, e o indicador selecionado para a análise dos
resultados foi o custo total da rota. O segundo momento consistiu na recolha
de dados de duas rotas de distribuição, tendo sido utilizados dois veículos por
rota, um realizava a rota habitual e outro fazia a mesma rota mas otimizada,
podendo assim verificar-se as variações ao nível de consumos e emissões
tendo por base a igualdade de fatores como condições climatéricas e de
tráfego em ambos os veículos. A análise e a avaliação dos dados recolhidos
foram realizadas com recurso à metodologia VSP (Vehicle Specific Power) e aos
seus três fatores base (velocidade, aceleração e declive da rodovia).
Concluiu-se então que ao otimizar as atuais rotas, a empresa conseguirá obter
reduções de custos e recursos da ordem dos 24% no seu processo de
distribuição. Pode também concluir-se que a otimização de rotas se pode
tornar uma mais-valia na redução dos consumos podendo obter-se ganhos de
10%, isto se a condução praticada for adequada pois, se a condução for mais
agressiva, as variações no consumo podem traduzir-se em prejuízo para a
empresa. This paper arises from the need of Medlog Group, a company dedicated to the
logistics of pharmaceutical products, to reduce costs in its distribution process.
The method to achieve the minimization of costs was to reduce the number of
miles driven and to diminish fuel consumption. It was also decided to evaluate
the impact of gas emissions caused by the fleet during the distribution
process.
Given the mentioned problem, a main objective arises: modeling and
optimizing the routes energetically, environmentally and economically thus
permitting the minimization of the final cost of the product, thanks to the
reduction of transportation costs, and to preserve the environment.
This work is divided in two parts: the first on the optimization of routes and
the other on the impact caused by the level of fuel consumption and gas
emissions after the optimization process. The first step was to perform a
feasibility study with the goal of minimizing the costs and for that four
different scenarios were created (assessing the costs of the current routes,
optimization of existing routes, client differentiation and junction of routes), in
which selected routes were optimized and the results compared in order to
verify which was the best and more profitable scenario. To perform that
optimization Toursolver 5 (software given by the company) was used and the
selected indicator for the analysis of the results was the total cost of the route.
The second part consisted in collecting data from the two distribution routes,
in which two vehicles per route were used, one performing the usual route
and the other the optimized route: this was done in order to check the
changes in fuel consumption and emissions based on equal factors such as
weather and traffic conditions on both vehicles. The analysis and the
evaluation of the collected data were performed using the methodology VSP
(Vehicle Specific Power) and its three basic factors (speed, acceleration and
slope of the road). One reached the conclusion that by optimizing the current
routes, the company will achieve cost and resource reductions of about 24% in
its distribution process. One can also conclude that route optimization can
become an asset in reducing consumption, with the possibility of obtaining
gains of 10%, if the driving practice is appropriate, because if the driving is
more aggressive the changes of consumption can result in losses for the
company. Mestrado em Engenharia Mecânica