Autor(es):
Ramos, Salomé Guedes da Silva
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/8017
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Psicologia social; Meios de comunicação social - Impacto psicológico; Violência escolar; Alunos do básico - Portugal
Descrição
A investigação tem apontado para uma relação entre a exposição aos meios
de comunicação social e violência em crianças e jovens, onde prevalece a
análise dos efeitos da televisão, tendo sido relegadas para segundo plano as
novas tecnologias da informação. Face à escassez de investigação neste
âmbito em Portugal, o presente estudo tem como objectivo compreender os
hábitos de utilização dos media (internet, telemóvel, jogos, televisão e
imprensa escrita), considerando o tempo e os conteúdos violentos a que mais
novos estão expostos e a sua relação com comportamentos de bullying e
cyberbullying. Para além disso, pretende-se analisar o envolvimento parental
no uso dos media e as atitudes pro-violência, identificando a relação existente
entre estes factores e os comportamentos de violência que os jovens exibem.
A amostra é constituída por 745 alunos do 6º ao 10º ano, de 12 escolas
públicas e privadas do centro do país, com a autorização do Ministério da
Educação. Para este efeito, construiu-se um questionário relativo aos hábitos
de utilização dos media e foram traduzidas e adaptadas duas escalas, uma
referente às atitudes face à violência e outra cujo objectivo passa por avaliar
os comportamentos de violência em meio escolar, tendo sido adicionado o
cyberbullying – uma forma emergente de violência na sociedade actual.
Os resultados revelam que 57% dos participantes usa internet no seu quarto e
97% tem um telemóvel. Os comportamentos de bullying apresentam uma
correlação positiva com o cyberbullying e esta apresenta valores mais
elevados na associação do bullying com os conteúdos visualizados e do
cyberbullying com o tempo de exposição. Apesar do moderado envolvimento
dos pais, sobretudo na utilização da internet, quando está presente este
acompanhamento/controlo parece estar relacionado com uma diminuição de
comportamentos de violentos. Finalmente, as atitudes a favor da violência
apresentam uma correlação mais forte e positiva com comportamentos de
bullying e cyberbullying.
A compreensão destes resultados permite abrir do leque de possibilidades
para a investigação, para além de contribuir para a definição de algumas linhas
de intervenção, no âmbito da educação para os media, a nível individual,
familiar e comunitário. Much research has been conducted on effects of media violence in childhood
and youth aggression. However, most of those studies are based on TV habits,
casting aside the expanding technology. Also, there is little research in the
Portuguese reality.
Carried out in the centre area of Portugal, the objectives of this research are to
characterize the students’ habits of media consumption and verify whether a
relationship between the time of media consumption and the exhibition of
violent behaviours exists. In addition, we intend to evaluate if the viewing of
violent contents is associated with the display of violent behaviour, analyse if
there is a relation between parental control of media use and the exhibition of
violent behaviours, and identify a relationship between young people's attitudes
towards violence and the adoption of different violent behaviours.
Bullying behaviours show a positive correlation with cyber bullying. While
bullying seems to be more related to the contents viewed, cyber bullying shows
a more significant correlation with exposure time. Despite the moderate
parental involvement, especially in the use of internet, this monitoring / control
seems to be related to a decrease in violent behaviours. Finally, attitudes in
favour of violence have a stronger and positive correlation with both behaviours
of bullying and cyber bullying.
The understanding of these results discloses a range of possibilities for
research, as well as it helps to define a few lines of intervention in education for
the media, on a personal level, in the family and in the community. Mestrado em Psicologia Forense