Author(s):
Neto, Mário Marques Trilha
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/7876
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Teoria da música; História da música; Análise musical
Description
Este projecto de investigação constitui-se por um levantamento e análise da
produção teórica (Morato, Pedroso, Gomes da Silva, Solano, Silva Leite,
Varela, Fonseca, Marques e Silva e Totti) e de métodos de cariz prático
(Mazza, Perez, J. J Santos, Sousa Carvalho, Solano, Policarpo e Marcos
Portugal) relacionados ao baixo contínuo em Portugal entre 1735 e 1820.
Contextualizando a produção teórica nacional com as influências espanholas,
italianas e francesas, e a grande produção portuguesa de partimentos e
solfejos com acompanhamento, que é contextualizada com a matriz
napolitana. This research project is a survey and analysis of the theoretical production
(Morato, Pedroso, Gomes da Silva, Solano, Silva Leite, Varela, Fonseca,
Marques and Silva and Totti) and methods of practical (Mazza, Perez, J. J
Santos, Sousa Carvalho, Solano, Policarpo and Marcos Portugal) related to the
thorough bass in Portugal between 1735 and 1820. Contextualizing the
theoretical national output with the spanish, italian and french influences, and
the great Portuguese production of partimenti and solfeggi with
accompaniment, a comparative study is made with the Neapolitan matrix. Doutoramento em Música
Document Type
Doctoral Thesis
Language
Portuguese
Advisor(s)
Harper, Nancy Lee; d'Alvarenga, João Pedro