Autor(es):
Mesquita, Adriana Sofia Clemente
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/7840
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Gestão do turismo; Desenvolvimento do turismo - Aveiro (Portugal); Turismo cultural; Turismo rural; Impacto económico; Desenvolvimento local
Descrição
O Turismo Cultural não é um fenómeno novo, mas é novidade no que se refere
aos novos produtos culturais criados para consumo turístico. Nas últimas
décadas, assistiu-se a um aumento exponencial de produtos e serviços
turísticos e culturais como resposta a uma procura cada vez mais exigente.
Neste sentido, e considerando a importância da criatividade para a economia e
desenvolvimento das sociedades, esta surge como uma alternativa para a
reprodução em série dos modelos de desenvolvimento turístico-culturais e
apresenta-se como uma abordagem diferenciadora e competitiva no contexto
do desenvolvimento turístico.
O Turismo Criativo é, pois, apontado como a nova geração do Turismo
Cultural, surgindo como uma resposta às exigências da sociedade actual ao
combinar oportunidades de lazer com expressões de criatividade a
aprendizagem pessoal. Verifica-se, assim, uma mudança de paradigma do
turista contemporâneo, o qual se vê no papel de co-produtor e,
simultaneamente, consumidor das experiências em que participa.
Esta alteração neste paradigma do turista contemporâneo implica,
consequentemente, uma revisão dos modelos de desenvolvimento turístico
tradicionais e, nesse sentido, a comunidade local para a ter uma maior
participação no processo de planeamento e gestão do seu desenvolvimento
turístico.
O propósito da presente investigação é, pois, demonstrar a relevância do
Turismo Criativo, enquanto expressão do Turismo Cultural, para os novos
modelos de desenvolvimento turístico e qual o papel da comunidade nesse
desenvolvimento. Cultural Tourism is not a new phenomenon, but it is new when it refers to the
new cultural products created for tourist consumption. In the last decades, we
have witness an exponential increase of tourist and cultural products and
services, as a reply to a more qualified demand.
Consequently, and considering its importance to the economy and the
development of societies, creativity appears as an alternative for the serial
reproduction of the touristic-cultural development models, presenting itself as a
competitive and differentiated approach in the context of tourist development.
Creative Tourism is, therefore, pointed out as the new generation of Cultural
Tourism, emerging as an answer to the demands of the modern society, by
combining leisure opportunities with expressions of creativity and personal
learning. Hence, there is a shift in the contemporary tourist paradigm, who sees
himself in the role of co-producer and, simultaneously, consumer of the
experiences in which he participates.
As a result, this change in the contemporary tourist paradigm implies a review
of the traditional tourist development models and, in that sense, the local
community starts having a higher participation in the process of management
and planning their tourist development.
The purpose of this investigation is, therefore, to demonstrate the relevance of
Creative Tourism, as an expression of Cultural Tourism, for the new tourist
development models and which is the role of the community in that
development. Mestrado em Gestão e Planeamento em Turismo