Author(s):
Torres, Ana Cristina de Castro
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/7810
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Formação de professores; Desenvolvimento profissional; Professores do básico
Description
As orientações curriculares do Ensino Básico português recomendam um
ensino balizado no movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). Face à
insuficiência de recursos didáticos e de formação de professores que
respondam a estas orientações, desenvolveu-se um courseware didático
intitulado energiza.te® para alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
(CEB), num processo guiado pela questão de investigação “Quais os
contributos do processo de desenvolvimento de um courseware didático e de
um programa de formação contínua para a promoção de práticas pedagógicodidáticas
de orientação CTS por professores do Ensino Básico?”, e pelos
objetivos (1) Conceber, produzir, implementar e avaliar um courseware
didático balizado num quadro teórico de Educação CTS; (2) Conceber,
produzir, implementar e avaliar um programa de formação de professores do
Ensino Básico com vista à sua preparação didática para a implementação do
courseware didático; (3) Avaliar os contributos do programa de formação e da
implementação do courseware didático para a dinamização de práticas
pedagógico-didáticas de orientação CTS por professores do Ensino Básico.
Para cumprir os objetivos 1 e 2, (i) concebeu-se o courseware com base num
referencial sobre ensino CTS nos primeiros anos de escolaridade, (ii)
produziu-se o protótipo do courseware com a colaboração de uma empresa e
com base na avaliação de um painel de peritos, (iii) desenvolveu-se um
programa de formação (PF) contínua de professores promotor de uma
Educação CTS, que foi implementado com professores de ciências do Ensino
Básico, (iv) implementaram-se atividades do courseware no âmbito do PF, (v)
avaliou-se o courseware através de um estudo de caso com a colaboração de
3 professores do 1.ºCEB que participaram no PF.
Para cumprir o objetivo 3, organizou-se um estudo de caso de natureza
qualitativa onde se recolheram dados por inquérito, análise documental e
observação de aulas e se procedeu a uma análise de conteúdo com base nas
dimensões de um instrumento de caracterização de práticas pedagógicodidáticas
de orientação CTS. Dois dos três professores evidenciaram práticas
pedagógico-didáticas de orientação CTS de acordo com algumas das
dimensões de análise previstas, como resultado da sua participação no
programa de formação e da implementação de atividades do courseware
energiza.te®.
Considera-se que este processo se configurou numa intervenção que
impulsionou a Educação CTS no Ensino Básico através do desenvolvimento
de um recurso didático fundamentado e de um programa de formação que
promoveram inovações nas práticas pedagógico-didáticas dos professores. The curricular standards for Portuguese Primary Teaching recommend
practices according to the Science-Technology-Society (STS) movement. Due
to the shortage of appropriate curriculum materials and in-service teacher
education programs to accomplish these recommendations, a courseware
entitled energiza.te® was developed for students of the 1st and 2nd cycles of
compulsory Portuguese education (primary school). This process was guided
by the research question “What can the contributions of the development
process of a courseware and of a teacher education programme be to the
promotion of pedagogic and didactic classroom practices with an STS
orientation by primary teachers?”. Its objectives were (1) to design, produce,
implement and assess a didactic courseware for STS Education; (2) to design,
produce, implement and assess an in-service teacher education programme
intended to prepare primary teachers to implement the courseware’s activities;
(3) to assess the contributions of both teacher education programme and
implementation of the courseware’s activities in primary teachers’ STS oriented
classroom practices.
To accomplish the first and second objectives, (i) a courseware based on
recommendations for STS teaching in primary school years was designed, (ii) a
prototype of the courseware was produced with the collaboration of a
specialized company and after the evaluation of a group of consulted experts,
(iii) an in-service teacher education programme promoter of STS education was
developed and later implemented with science and primary teachers, (iv)
activities of the courseware were implemented in the context of the teacher
education programme, (iv) the courseware was evaluated through a case
study with three primary teachers that attended the education programme.
To accomplish the third objective, a qualitative case study was organized in
which data was collected by survey, documental analysis and classroom
observation. This data was analysed by a content analysis technique applying
an instrument of description of pedagogic and didactic classroom practices with
an STS orientation. Two of the three teachers showed pedagogic and didactic
classroom practices with an STS orientation in some of the analysed
dimensions, in result of the implementation of activities of the courseware.
This development process can be viewed as an intervention that stimulated
STS teaching in primary school through the development of appropriated
curriculum materials and an in-service teacher education programme that led to
innovations in teachers’ pedagogic and didactic classroom practices. Doutoramento em Didáctica e Formação