Autor(es):
Garcia, Mariana Rodrigues de Brito
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/7807
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Gerontologia; Demência; Pessoas idosas; Cognição
Descrição
A demência afecta cada vez mais um maior número de pessoas a nível mundial. Com
o aumento dos casos, não só as intervenções devem ser mais e melhores, como
também os indivíduos envolvidos nesta problemática devem ser mais exigentes.
Assim sendo, é necessário que a teoria seja colocada na prática para que doentes e
familiares tenham um maior apoio formal. Através de terapias farmacológicas ou não
farmacológicas é possível manter funções cognitivas operantes ou retardar a
progressão da demência durante um maior período de tempo. Neste caso específico,
serão abordadas terapias não farmacológicas, particularmente a estimulação
cognitiva, com vista a adquirir competências que tornem a aluna uma profissional
com maior capacidade de resposta a esta população concreta. Objectivos:
Implementar um projecto de estimulação cognitiva com o intuito de adquirir
competências de gestão de equipamentos sociais, de estabelecimento e manutenção
de relações de trabalho em equipa, de adaptação a novos ambientes de trabalho e
experiência profissional. Metodologia: Exploração e acompanhamento da evolução
do desempenho cognitivo de 5 residentes, durante 12 semanas, em actividades de
estimulação cognitiva. Dos 5 participantes, 4 realizaram 12 sessões de estimulação
cognitiva e 1 realizou apenas 6. No final, compararam-se os resultados com a
intenção de verificar a influência da implementação do projecto na qualidade de vida
dos participantes. Resultados: No caso da participante E, notou-se claramente que a
participação no projecto melhorou o seu estado de humor, uma vez que se sentia
activa. Verificou-se que, apesar de os desempenhos não terem melhorado
significativamente, os participantes encontravam-se bem-dispostos e sentiam que
tinham objectivos a atingir quando realizavam as tarefas propostas. Conclusões: O
desenvolvimento das actividades a que a estagiária se propôs permitiu a aquisição/
desenvolvimento total das competências de prática em técnicas não farmacológicas
na demência (através do desenvolvimento de sessões de estimulação multi-sensorial
e de estimulação cognitiva) e das competências de carácter interpessoal (através da
participação activa nas reuniões técnicas diárias, no planeamento de actividades e do
acompanhamento da entrada e integração de novos residentes). O estágio não só
serviu para a consolidação da aluna enquanto profissional, mas também para a sua
formação enquanto pessoa. Dementia affects an increasingly larger number of people worldwide. With the increase
in cases, interventions should not only be more and better, but the individuals involved
in this problem should be also more demanding. Therefore, it is necessary that the
theory is put into practice so that patients and families have a greater formal support.
Through pharmacological or nonpharmacological therapies can maintain cognitive
functions operating or slow the progression of dementia over a longer period of time.
This particular case will be dealt with non-pharmacological therapies, particularly
cognitive stimulation, to acquire skills that make the student a professional with more
responsive to this specific population. Objectives: To implement a project of cognitive
stimulation in order to acquire management skills of social facilities, establish and
maintain teamworking relationships, adapt to new working environments and
professional and research experience. Methodology: Exploration and monitoring
development of the cognitive performance of 5 residents, for 12 weeks, in cognitive
stimulation activities. Of the 5 participants, 4 underwent 12 sessions of cognitive
stimulation and 1 made only 6. In the end, the results were compared to check the
influence of project implementation in the quality of life of participants. Results: In the
case of resident E clearly it was noted that participation in the project improved her
mood, since she was active. It was found that, although the performances have not
improved significantly, the participants were well-disposed and felt they had targets
when the proposed tasks were performed. Conclusions: The development of activities
that the intern has proposed allowed the acquisition/development of all nonpharmacological
techniques practice in dementia skills (through the development of
stimulation sessions multi-sensory and cognitive stimulation) and the interpersonal
skills (through active participation in technical meetings a day, plan activities and
monitor the entry and integration of new residents). The internship not only served to
consolidate the student as a professional, but also for its formation as a person. Mestrado em Gerontologia