Autor(es):
Batista, Joana Sofia Nogueira
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/7714
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Terapia da fala
Descrição
Objectivo/tema: A profissão de Terapeuta da Fala é relativamente recente em
Portugal, encontrando-se actualmente em expansão e desenvolvimento. No
entanto, não existem dados actualizados acerca da situação profissional do
Terapeuta da Fala no nosso país, o que não facilita o desenvolvimento da
profissão. Deste modo, o principal objectivo do estudo foi a caracterização do
perfil do Terapeuta da Fala em Portugal, o que inclui a caracterização da
formação pré e pós-licenciatura, da actuação profissional e dos utentes, bem
como a identificação das necessidades dos Terapeutas da Fala, em relação à
sua formação e actividade profissional.
Método: Empreendeu-se um estudo quantitativo, não experimental, de tipo
descritivo. Foi criado e desenvolvido o instrumento de recolha de dados sob a
forma de inquérito on-line. Participaram neste estudo 258 Terapeutas da Fala
que exercem em Portugal.
Resultados/Discussão: Os principais resultados do estudo revelam que os
Terapeutas da Fala inquiridos são jovens, maioritariamente com licenciatura,
mas com vontade de continuar/aprofundar a sua formação. Foram
identificadas necessidades a nível da sua formação e da actividade
profissional, nomeadamente avaliações e materiais devidamente validados
para o Português Europeu. Estas necessidades sugerem que deverá haver um
maior investimento na investigação na área bem como uma adequação da
formação por parte das entidades competentes.
Conclusão: Os dados recolhidos contribuíram para a caracterização do perfil
do Terapeuta da Fala em Portugal e identificação das principais necessidades
dos mesmos. Novos estudos deverão ser realizados no futuro de modo a
verificar a evolução do perfil do TF, bem como para aprofundar determinados
aspectos que foram avaliados neste estudo. Objective/theme: The profession of the Speech and Language Therapist in
Portugal is relatively recent and is currently in expansion and development.
However, there are no recent data on the employment status of the Speech
and Language Therapist in our country, which does not facilitate the
development of the profession. Thus, the main objective of this study was to
characterize the profile of Speech and Language Therapists in Portugal, which
includes the characterization of undergraduate and postgraduate education,
professional conduct and patients, as well as the identification of Speech and
Language Therapists’ needs in terms of education and professional activity.
Method: A quantitative, not experimental and descriptive study was conducted.
A questionnaire for data collection was developed and by the author and sent
to Speech and Language Therapists in the form of on-line survey. A total of 258
Speech therapists who practice in Portugal participated in this study.
Results/Discussion: The main results of the study reveal that Speech and
Language Therapists respondents are young and most of them have a
bachelor/licenciate degree. They are willing to continue their education and in
need of standardized assessment tests validated for the Portuguese population
as well as intervention procedures and materials. These requirements suggest
that there should be a greater investment in research on these areas and that
Educational curriculum should be adjusted to therapists needs.
Conclusion: This study contributed to the characterization of Portuguese
Speech and Language Therapists’ profile and their main needs. Further studies
should be conducted in the future to check the evolution of the profile of the
Speech and Language Therapists, as well as to deepen certain aspects that
were evaluated in this study. Mestrado em Ciências da Fala e da Audição
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Silva, Anabela Gonçalves; Teixeira, António Joaquim da Silva