Author(s):
Patronilho, Margarida Maria Pinho de Miranda
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/766
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Gestão de ecossistemas; Ecossistemas de água doce; Contaminação da água; Eutrofização; Educação ambiental
Description
A eutrofização de sistemas aquáticos deve-se não só a causas
naturais mas também e, principalmente, a actividades
antropogénicas, como sejam, as descargas de efluentes domésticos e
industriais, a lixiviação e a escorrência de pesticidas e fertilizantes
em terrenos agrícolas. As actividades antropogénicas promovem o
enriquecimento em nutrientes dos ecossistemas aquáticos, o que
favorece o desenvolvimento de organismos fotoautotróficos, como
algas verdes, cianobactérias e plantas aquáticas e conduz à
deterioração da qualidade das águas.
Com este trabalho pretende-se apresentar uma actividade prática,
destinada a alunos do Ensino Secundário que frequentem a disciplina
de Biologia do 12º ano de escolaridade. Esta actividade, de
metodologia simples e perfeitamente aplicável à realidade material e
orçamental das nossas escolas, permite simular, em contexto de sala
de aula, o processo de eutrofização de um recurso de água doce,
provocado pelos resíduos resultantes das actividades agrícolas.
Finalmente, esta actividade pretende promover o desenvolvimento da
literacia ambiental. Desta forma será facilitada a aprendizagem activa
dos conhecimentos científicos, a tomada de consciência colectiva
sobre o impacto de contaminantes agrícolas na qualidade das águas e
reforçar-se-á a necessidade de promover a gestão equilibrada dos
recursos e adoptar padrões de produção e de consumo
ecologicamente sustentáveis.
ABSTRACT: The eutrophication of freshwater systems is due not only to natural
causes, but also and mainly to anthropogenic activities, such as,
discharges of domestic or industrial effluents, leaching and runoff of
pesticides and fertilizers in agricultural lands, among others. The
antropogenic activities promote the enrichment in nutrients of aquatic
ecosystems, leading to the development of fotoautotrophic organisms,
as green algae, cyanobacteria and aquatic plants and lead to the
deterioration of the quality of waters.
The aim of this work is to present a practical activity for 12th form
Biology students. It has a simple methodology given the material and
budgetary reality of our schools that allow to simulate, in classroom
context, the process of eutrophication of a freshwater resource, caused
by agricultural activities waste and, simultaneously, to work on the
development of students’ environmental literacy. Active learning of
the scientific knowledge will thus be improved, making students
aware of the impact of agricultural contaminants on the quality of
waters. Moreover, we will try to reinforce the need to promote a
balanced management of resources, adopting patterns of production
and consumption that are ecologically sustainable. Mestrado em Ecologia, Biodiversidade e Gestão de Ecossistemas