Autor(es):
Leal, Rita Alexandra Bettencourt
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/7632
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Educação pré-escolar; Educação das crianças; Desenvolvimento das crianças; Competências fundamentais; Relações escola-família; Desenvolvimento dos currículos; Formação de professores; Desenvolvimento profissional; Educadores de infância
Descrição
A presente investigação procura compreender o fenómeno complexo e dinâmico
que é a avaliação das aprendizagens das crianças em colaboração com a família
na Educação Pré-Escolar (EPE) como forma de potenciar o desenvolvimento de
competências pelas crianças. Assim, e recorrendo a um estudo de caso com uma
componente de investigação-acção, pretende-se (i) compreender as concepções
e práticas de avaliação de aprendizagens na EPE desenvolvidas por um grupo
de educadores de uma Instituição Privada de Solidariedade Social da região
centro do país e (ii) potenciar, através de formação em contexto que contemple o
desenvolvimento de estratégias inerentes a uma avaliação das aprendizagens
em colaboração com a família das crianças, o desenvolvimento profissional dos
educadores de infância neste âmbito, proporcionando experiências educativas
que levem as crianças a desenvolver um conjunto de competências inerentes à
nova natureza dos saberes básicos de todos os cidadãos do séc. XXI.
Tomando como ideias base da investigação a concepção (i) da criança enquanto
cidadão (Prout, 2005; Vasconcelos, 2009) e (ii) da família enquanto primeira e
principal educadora das crianças (Steves, Hough & Nurs, 2002), a investigação
foi desenvolvida em quatro fases:
Fase I – Formulação de um referencial de competências para a EPE
inerentes à nova natureza dos saberes básicos do séc. XXI e seu processo de
transferibilidade e credibilidade;
Fase II – Diagnóstico das concepções dos participantes da investigação sobre
avaliação das aprendizagens na EPE e colaboração Instituição/Família;
Fase III – Construção e implementação de um programa de formação para
educadores de infância;
Fase IV – Avaliação do impacte do programa de formação nas concepções e
práticas de avaliação das aprendizagens dos educadores de infância.
A fase I centra-se na formulação de um referencial de competências transversais
para a EPE inerentes à nova natureza dos saberes básicos do séc. XXI
(Cachapuz, Sá-Chaves & Paixão, 2004) e no seu processo de transferibilidade e
credibilidade através da reflexão/discussão do respectivo referencial com um
painel de especialistas e profissionais. Identificaram-se quatro competências
transversais a serem desenvolvidas pelas crianças centradas nas dimensões do
aprender a aprender, aprender a comunicar e a expressar-se, aprender a ser e
estar e aprender a reflectir.
A fase II incide no diagnóstico das concepções de avaliação das aprendizagens
na EPE e de colaboração Instituição/Família dos 6 educadores de infância, 17
pais e 17 crianças participantes no estudo, recorrendo a entrevistas, à análise
documental e à observação de práticas. A análise dos dados recolhidos
demonstra que é necessário recuperar um verdadeiro discurso didáctico e
educativo da avaliação das aprendizagens, deixando de a conceber como
sinónimo de medida e de objectividade e melhorando as práticas de avaliação de
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modo a potenciar o desenvolvimento de competências pelas crianças.
A fase III preenche-se na construção e implementação de um programa de
formação, creditado e correspondente a 50 horas, para educadores de infância
sobre avaliação de competências na EPE em colaboração com a família. O
programa de formação foi desenvolvido a partir (i) das concepções
diagnosticadas, (ii) dos indicadores da investigação em formação contínua e
em avaliação na EPE e (iii) de um modelo de desenvolvimento profissional
baseado na reflexão, na observação e supervisão e na investigação-acção
(Shön, 1992; Alarcão, 2000; Roldão, 2008; Cadório & Simão, 2011). Os
indicadores obtidos demonstram que o programa de formação contribuiu para
o enriquecimento profissional dos formandos ao nível da (re)construção de
conhecimento, da reflexão constante e colaborativa sobre as práticas de
avaliação, da mudança de atitudes e práticas de avaliação das aprendizagens
e na compreensão mais profunda da complexidade, diversidade e necessidade
de cada criança. Além disso, os indicadores obtidos também evidenciam a
importância de uma avaliação das aprendizagens em colaboração com os pais
das crianças para o desenvolvimento progressivo das competências
transversais para a EPE e, consequentemente, para a obtenção de sucesso
educativo.
A fase IV consiste na avaliação do impacte do programa de formação nas
concepções e práticas avaliativas dos educadores de infância através de, à
semelhança da fase II, entrevistas aos 6 educadores de infância, aos 17 pais e
às 17 crianças, à análise documental e à observação de práticas. Os
resultados obtidos demonstram que o programa de formação teve impacte nas
práticas de avaliação das aprendizagens a nível micro (decisões no interior da
sala de actividades) e, mais reduzido, a nível meso (decisões a nível
institucional). Os educadores de infância integraram nas suas práticas
pedagógicas algumas estratégias avaliativas implementadas durante o
programa de formação, consciencializando-se da importância da avaliação na
EPE se centrar em procedimentos descritivos com enfoque na actividade da
criança e na documentação e registo do trabalho realizado no dia-a-dia e do
desenvolvimento de competências de cada criança (Gaustad, 1996; Parente,
2002). Contudo, e no que se refere à colaboração dos pais no processo de
avaliação das aprendizagens das crianças, o programa de formação não
proporcionou qualquer impacte nas práticas avaliativas dos educadores de
infância. Apesar dos discursos transparecerem uma consciencialização da
importância da família participar e influenciar a tomada de decisões ao longo
do processo de avaliação das aprendizagens (Oliveira-Formosinho & Araújo,
2004), não foram tomadas medidas de mudança de práticas neste sentido,
permanecendo os pais das crianças como sujeitos passivos neste processo.
Uma visão integradora sobre os resultados obtidos ao longo da presente
investigação revela a necessidade de se continuar a investigar e a construir
novos caminhos na formação contínua dos educadores de infância de modo a
recuperar um verdadeiro discurso educativo da avaliação das aprendizagens
com impacte nas práticas pedagógicas e onde a família das crianças surja
como parceira num trabalho a desenvolver colaborativamente. This research seeks to understand the complex and dynamic phenomenon of
the learning assessment of children in collaboration with the family in Preschool
Education (PE) as a mean of improving the development of competences in
children. Using a case study with a research-action component, the aims of the
research are (i) to understand the conceptions and practices of learning
assessment in PE conducted by a group of early childhood educators at a
Private Institution in central Portugal and (ii) to improve the professional
development of the early childhood educators in this area, through a
contextualized educational programme which considers the development of
strategies for the assessment of learning in collaboration with the children’s
families and providing educational experiences which lead the children to
develop competences inherent to the new nature of basic knowledge of all
citizens in the XXI century.
Taking as fundamental research ideas the notion (i) of the child as a citizen
(Prout, 2005; Vasconcelos, 2009) and (ii) of the family as the first and main
educator of children (Steves, Hough & Nurs, 2002), the research was
conducted in four phases:
Phase I – Establishing of a referential for PE competences inherent to the
new nature of basic knowledge for the XXI century and the respective
transferability and credibility process.
Phase II – Diagnosis of the conceptions of the participants in the research
about assessment of PE learning and Institution/Family collaboration.
Phase III – Construction and implementation of a educational programme
for early childhood educators.
Phase IV – Evaluation of the impact of the educational programme on the
assessment conceptions and practices of the early childhood educators.
Phase I focuses on the establishing of a referential for transversal
competences for PE inherent to the new nature of basic knowledge for the XXI
century (Cachapuz, Sá-Chaves & Paixão, 2004) and the respective
transferability and credibility process through the analysis/discussion of the
referential with a panel of specialists and professionals. Four transversal
competences were identified for development by the children, centred on the
aspects of learning to learn, learning to communicate and express themselves,
learning to be and to act and learning to reflect.
Phase II concentrates on the diagnosis of the conceptions of learning
assessment in PE and the Institution/Family collaboration of the 6 early
childhood educators, 17 parents and 17 children taking part in the study, while
employing interviews, documentary analysis and the observation of practices.
The analysis of data shows that a true didactic and educational approach to
learning assessment needs to be re-established. Learning assessment should
not be regarded as a synonym of measurement and objectivity and assessment
practices must be improved in order to promote the development of
competences in children.
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Phase III deals with the construction and implementation of a credit educational
programme for early childhood educators involving 50 hours on the
assessment of competences in PE in collaboration with the family. The
educational programme was developed based on (i) the conceptions
diagnosed, (ii) the research indicators in continuous training and in PE
assessment and (iii) on a professional development model based on analysis,
observation and supervision and research-action (Shön, 1992; Alarcão, 2000;
Roldão, 2008; Cadório & Simão, 2011). The indicators obtained demonstrate
that the educational programme contributed to the professional development of
the early childhood educators with regard to the (re)construction of knowledge,
ongoing and collaborative analysis on assessment practices, a change of
attitudes and practices relating to learning assessment and in a deeper
understanding of the complexity, diversity and needs of each child. Moreover,
the indicators obtained also show the importance of learning assessment in
collaboration with the children’s parents for the progressive development of the
transversal competences for PE and, consequently, the achievement of
educational success.
Phase IV consists of the evaluation of the impact of the educational programme
on the assessment practices of the early childhood educators through, in a
similar manner to phase II, interviews of the 6 early childhood educators, the 17
parents and 17 children, documental analysis and the observation of practices.
The results obtained reveal that the educational programme impacted on the
learning assessment practices at a micro level (decisions made in the activities
room) and, to a lesser extent, at a meso level (decisions made within the
institution). The early childhood educators integrated into their pedagogical
practices a number of assessment strategies implemented during the
educational programme, creating an awareness of the importance of centring
PE assessment on descriptive procedures focusing on (i) the child’s activity
and on the documentation and recording of work carried out on a day-to-day
basis and (ii) the development of competences of each child (Gaustad, 1996;
Parente, 2002). However, and with regard to the collaboration of the parents in
the children’s learning assessment processes, the educational programme did
not have any impact on the assessment practices of the early childhood
educators. Although the early childhood educators displayed an awareness of
the importance of the family participating in and influencing the decisions made
throughout the learning assessment process (Oliveira-Formosinho & Araújo,
2004), no steps were taken to change practices, and the children’s parents
continued to be passive subjects.
A comprehensive view of the results obtained throughout this research shows
the need for continued research to build new paths in the continuous training of
early childhood educators so as to re-establish a true educational approach in
learning assessment with impact on pedagogical practices and where the
children’s families act as a partner in work to be carried out in collaboration. Doutoramento em Didáctica e Formação