Detalhes do Documento

Novos media e relacionamentos intergeracionais

Autor(es): Pereira, Filipa Rodrigues Ramos cv logo 1

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/7599

Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Assunto(s): Comunicação multimédia; Sociologia da comunicação; Meios de comunicação; Novas tecnologias da comunicação; Sociedade da informação; Relações intergerações


Descrição
Numa altura em que os novos media são cada vez mais uma realidade nos lares e famílias portuguesas, torna-se importante aferir de que forma essa penetração pode ter implicações nas tradicionais relações inter-geracionais. A audácia das crianças e dos jovens no que concerne à manipulação dos novos media, em oposição à vulnerabilidade info-comunicacional dos adultos e à rejeição que estes fazem dos novos media, percebe-se que autonomia dos filhos pode querer emergir e a autoridade dos adultos (pais e avós) pode estar em causa pois os domínios de conhecimento são claramente dispares. Esta investigação visa apresentar as principais afectações dos novos media nos relacionamentos entre as gerações percebendo assim se se estabelecem relações de cooperação e/ou conflito. É possível perceber que pais e avós reconhecem que os mais novos são dominadores dos novos media e que conseguem transmitir esse domínio em casa partilhando e mostrando conhecimentos. Em alguns casos podem ocorrer conflitos baseados nessa utilização, mas em quase todos os casos são aspectos sem significado ou importância de maior. At a time when new media is increasingly a reality in Portuguese homes and families, it is important to assess how this penetration may have implications for traditional inter-generational. The audacity of children and young people regarding the handling of new media as opposed to the vulnerability infocomunicationaf adults and the rejection that these are the new media, it is clear that the children may want autonomy and authority of the emerging adults (parents and grandparents) may be concerned because the domains of knowledge are clearly disparate. This communication aims at presenting the main allocations of new media in relationships between generations are realizing thus establishing relations of cooperation and / or conflict. You can see that parents and grandparents recognize that the younger ones are dominant and that new media can convey this domain at home and showing knowledge sharing. In some cases there may be conflicts based on this use, but in almost all aspects of cases are without meaning or importance of greater. Mestrado em Comunicação Multimédia
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Silva, Lídia de Jesus Oliveira Loureiro da
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia