Author(s):
Carvalho, Sandra Daniela de Sousa
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/7496
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Gestão organizacional; Eficácia das organizações - Indústria cervejeira - Portugal; Estratégia empresarial; Avaliação de desempenho
Description
Este relatório resulta do estágio realizado na Unicer entre Dez08 e Maio09.
Procurei descrever a empresa e o sector em que se integra, bem como as
particularidades das actividades em que estive envolvida. Este estágio
suscitou o meu interesse por me proporcionar a oportunidade de verificar, na
prática, a aplicação do enquadramento teórico estudado para a estrutura de
mercado em que a Unicer actua.
Para poder caracterizar a estrutura do mercado cervejeiro português em
termos de concentração e de poder de mercado das empresas aí presentes,
achei importante definir o mercado relevante em termos de produto e
dimensão geográfica.
Verifiquei que a estrutura do mercado cervejeiro português se aproxima de um
Duopólio dominado por duas grandes empresas, Unicer Bebidas, S.A e
Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, S.A, que são proprietárias das duas
marcas de cerveja com maior notoriedade em Portugal, Super Bock e Sagres,
respectivamente. Juntas, estas duas empresas concentram nas suas mãos
95% da quota em volume do mercado cervejeiro Português.
As decisões estratégicas das empresas duopolistas tem despertado o
interesse de diversos autores ao longo dos anos, desde Augustin Cournot
(1838) até à actualidade, razão pela qual têm sido elaborados inúmeros
modelos explicativos da conduta das empresas aquando da tomada de
decisões acerca das variáveis ao seu alcance. Alguns destes modelos serão
abordados neste trabalho e aplicados ao comportamento da Unicer e da
Sociedade Central de Cervejas no mercado cervejeiro português.
O objectivo primordial de qualquer empresa é maximizar o seu lucro, qualquer
que seja a estrutura de mercado em que está instalada e é nesse sentido que
toma as suas decisões.
No caso de uma empresa duopolista maximizadora de lucro, ao tomar as suas
decisões acerca das variáveis que controla (preços, quantidades, Marketing,
investimento em I&D), tem de ter em conta as decisões da rival, pois estas
interferem directamente no seu lucro. O comportamento das empresas
duopolistas caracteriza-se pela interacção entre as suas decisões e as
decisões da rival, pelo que os decisores têm sempre duas opções, competir ou
cooperar em uma ou algumas das variáveis de decisão ao seu alcance. This report results from the internship performed in Unicer between Dez08 and
Maio09. I have tried to describe the company and the sector in which it is
incorporated, as well as the particularities of the activities in which I have been
involved. This internship has aroused my interest for providing me the
opportunity to verify, in practice, the application of theoretical framework
studied for the market structure in which the Unicer acts.
In order to characterize the structure of the Portuguese Beer Market in terms of
concentration and market power of firms there, found it important to define the
relevant market in terms of product and geographic dimension.
I have noticed that the structure of the Portuguese Beer Market approaching a
Duopoly dominated by two major companies, Unicer Bebidas, S.A. and
Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, S.A., as owners of the two brands of
beer with greater notoriety in Portugal, Super Bock and Sagres, respectively.
Together, these two companies focused on their hands 95% of market share in
volume of Portuguese Beer Market.
The strategic decisions of duopolistic companies have awakened the interest of
several authors over the years, since Augustin Cournot (1838) to this day,
which is the reason why they have been drawn up numerous explanatory
models of the behavior of companies when taking decisions about the variables
under their control. Some of these models are discussed in this paper and
applied to the behavior of the Unicer and Sociedade Central de Cervejas in
Portuguese Beer Market.
The primary objective of any company is to maximize your profit, whatever the
structure of the market in which it is installed and is in pursuit of this objective
that takes its decisions.
In the case of a duopolistic company that wants to maximize its profit, when it
takes its decisions about variables that controls (prices, quantities, marketing,
investment in R&D), must have regard to the decisions of the rival, because
these interfere directly on its profit. The behavior of duopolistic companies is
characterized by interaction between its decisions and decisions of the rival,
that’s why decision makers have always two options, compete or cooperate in
one or some of the decision variables under its control. Mestrado em Economia