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Simulação numérica de um episódio de nevoeiro

Author(s): Pereira, Raquel Pires cv logo 1

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/7480

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Meteorologia; Nevoeiro


Description
O presente trabalho procura avaliar o desempenho do modelo WRF na simulação de nevoeiro para o episódio que proporcionou os acidentes em cadeia na auto-estrada A25 no dia 23 de Agosto de 2010. Também é avaliada a sensibilidade do modelo às diferenças na utilização de condições fronteira da temperatura da superfície do mar na simulação do evento. Foram utilizados vários parâmetros para perceber os mecanismos físicos associados à formação e permanência do nevoeiro, tais como, a estimativa da visibilidade horizontal desenvolvida por Gultepe et al., assim como o Índice de Estabilidade de Nevoeiro (FOGSI). Os resultados sugerem que o modelo simula bem este evento. Usando uma maior resolução das SSTs obtêm-se melhores resultados. Outros diagnósticos aplicados às saídas do modelo podem ajudar a prever eventos de nevoeiro. Portanto, pode-se esperar que a previsão feita pelo modelo usando uma melhor resolução espacial das SSTs e diagnósticos complementares pode ajudar a previsão de ventos de nevoeiro tal como o que ocorreu na auto-estrada A25. This study attempts to evaluate the performance of the WRF model in simulating fog event that caused associated to the road chain accident in the A25 highway on August 23, 2010. It is also evaluated the sensibility of the model to differences in the use of boundary conditions of sea surface temperature in the simulation of this event. Several parameters were used to understand the physical mechanisms associated to the formation and permanence of the fog, such as, the methodology of estimating horizontal visibility of Gultepe et al., as well as, the Fog Stability Index (FOGSI). The results suggest that the model simulated well this fog event. Using high spatial resolution SSTs gave better results. Other diagnostics applied to the model output may help to forecast fog events. Therefore, we may expect that model forecast using high spatial resolution SSTs and complementary diagnostics may help forecasting fog events such as that which occurred in A25 highway. Mestrado em Meteorologia e Oceanografia Física
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Rocha, Alfredo Moreira Caseiro
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