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A Problemática da Divulgação da Cultura Científica Usando os Recursos Proporcio...

Autor(es): Oliveira, Miguel cv logo 1 ; Tedim, João Carlos cv logo 2 ; Duarte, Aníbal Manuel de Oliveira cv logo 3

Data: 1999

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/7474

Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro


Descrição
Desde há alguns anos a esta parte, conceitos como Cultura Científica e Sociedade de Informação têm aparecido associados de uma forma quase siamesa. O exercício a que nos propomos é separar estes conceitos numa cirurgia de interdependências, particularidades e complementaridades. O Índice de Cultura Científica de um povo é um parâmetro que, de uma forma quase dogmática, expõe as potêncialidades e fragilidades do mesmo em relação a todo o processo de evolução individual, social e tecnológica. No entanto há uma pergunta que não se pode deixar de fazer quando em cogitação àcerca deste tema. E essa pergunta prende-se com a definição do conceito em si: Afinal o que é a Cultura Científica de um povo? Como se afere de uma forma clara esse índice? Pode-se falar das percentagens de escolarização (luta ainda longe de ser vencida), do boom de cursos de formação técnica no início dos anos 90 e subsequente desinvestimento na mesma na segunda metade desta década (fenómeno pelo menos digno de alguma reflexão), da entrada e saída relâmpago de empresas de cariz técnico e alta especificidade tecnológica (e correspondente investimento com as consequências sociais e económicas inerentes) do espaço nacional... Enfim, instabilidade própria de uma juventude económico-social gerida on the fly “sem tempo” para projectos a longo prazo. Que conclusões devemos tirar? Que a cultura científica do povo português teve um pico no meio da década de 90 e começa a decaír agora ou que todo este processo é mais complexo que isso enão pode ser avaliado com base em dados meramente objectivos?
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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