Author(s):
Gouveia, Luís Girão Mendes
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/7464
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Engenharia electrónica; Recolha de resíduos urbanos - Optimização; Sistemas de controlo; Monitorização remota; Sistemas de informação geográfica; Sistemas de comunicação móveis
Description
Hoje em dia, devido à inexistência de um sistema eficaz de controlo do
enchimento de ecopontos, as câmaras municipais ou empresas privadas
responsáveis pela recolha urbana têm uma grande dificuldade em predefinir os
circuitos dos seus veículos de recolha. A periodicidade com que são
agendadas estas recolhas acaba inevitavelmente por errar, quer por defeito,
quer por excesso. No primeiro caso, no momento da passagem do veículo pelo
ecoponto este já está completamente cheio ficando resíduos no chão, o que,
para além de visualmente inestético, pode originar odores desagradáveis e
dificultar a passagem de peões ou automóveis. No segundo caso, pode levar a
um consumo desnecessário de combustível e horas de trabalho, uma vez que
o contentor ainda não estava completamente cheio. Importa referir como mera
curiosidade que um veículo de recolha de RSU (resíduos sólidos urbanos)
chega a consumir cerca de 50L / 100 km e a produzir 500 g/km de CO2 quando
efectua, como na maioria das vezes, um percurso urbano. Por outro lado, as
empresas que operam neste ramo, apesar de terem dados concretos sobre o
volume de resíduos produzidos por determinado distrito/concelho, a um nível
mais local possuem muito pouca informação sobre o volume de resíduos
produzido por ecoponto ou urbanização. Assim, não só a periodicidade das
recolhas acaba por errar, como também o dimensionamento dos contentores
acaba por ser efectuado sem ter em vista dados mensuráveis. Foi neste
contexto que surgiu a ideia de criar um sistema de monitorização do nível de
ecopontos auto-suficiente do ponto de vista energético. O sistema proposto
nesta dissertação insere-se no universo da limpeza urbana e tem como
objectivo optimizar e equilibrar escalas e circuitos e paralelamente, facilitar o
dimensionamento dos contentores dos ecopontos face à produção de resíduos
domésticos. Em suma, contribuir para que a recolha baseada em dados
empíricos seja substituída a curto/médio prazo por uma recolha dinâmica
baseada em dados concretos enviados em tempo-real. In the absence of an efficient waste level monitoring system for the containers
involved in waste collection, enterprises and counties are facing many problems
and difficulties. It is currently impossible to correctly define the routes where
optimization of collection could be done. The time between collections on any
given route is inevitably incorrect, i.e. too frequent or too far apart. When too
frequent, the container is not filled and this leads to inefficiencies in working
hours and fuel consumption which can be as high as 50 L / 100 km. When too
infrequent, the container fills up completely and then waste is left uncollected
with the many problems associated with this, both aesthetic and
environmental/health related. CO2 emissions are also a concern in urban areas
as they can be as high as 500 g/km. Even though each enterprise and county is
conscientious of their waste issues and the total amounts within their local
district they possess very little information about the amount of waste collected
by each container or in each city block. Lack of measurable data means that
neither the collection times or the size of collection vehicle used can be
optimized. These problems lead to the idea of creating a self-sustainable level
indication device for such containers. The system proposed in this paper was
conceived for the waste management business. It claims to optimize waste
collection routes and the frequency of collection along with selecting the most
appropriate size of container required. This system aims to replace the current
waste collection regimes based on empirical data for a new dynamically
balanced approach based on real-time data. Mestrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações
Document Type
Master Thesis
Language
Portuguese
Advisor(s)
Cunha, Telmo Reis; Bastos, Carlos Alberto