Author(s):
Costa, Isabel Maria Picado de Oliveira Marques
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/7450
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Administração escolar; Autonomia escolar; Desenvolvimento dos currículos; Educação especial; Integração escolar
Description
A educação inclusiva assenta num novo conceito de escola, com uma
estrutura organizativa própria, aberta à mudança, inovadora e que se baseie
no respeito pela diferença.
É urgente assumir a diversidade, criar respostas adequadas, designadamente
através da realização e aplicação de um currículo aberto e flexível, com
construção permanente perante as necessidades de cada um. Só criando uma
rede adequada de recursos e privilegiando a coadjuvação dos diversos
intervenientes no processo educativo, assim como definindo estratégias
coerentes e variadas se poderá conseguir e possibilitar o sucesso de todos. No
novo cenário assinalado pela autonomia, administração e gestão das escolas,
o papel do órgão de gestão assume indiscutivelmente a importância na
organização e funcionamento da escola em todos os aspetos quer físicos,
sociopolíticos, relacionais, materiais, financeiros e pedagógicos.
Deste modo, o presente estudo tem como finalidade elaborar um diagnóstico
de um Agrupamento Vertical de Escolas do distrito de Aveiro e propor um
projeto sobre as práticas da gestão escolar orientada para a promoção da
escola inclusiva. Este projeto tem o objetivo de sugerir modificações
organizacionais, ao órgão de gestão escolar, de forma a facilitar o
desenvolvimento de uma escola inclusiva.
A recolha de dados foi efetuada através de um conjunto de entrevistas
semidirigidas, realizadas a seis elementos do órgão de gestão do
Agrupamento de Escolas: o Diretor da Escola, o Presidente do Conselho
Geral, o Coordenador dos Professores do 1ºCiclo, o Coordenador dos
Diretores de Turma do 2º e 3ºCiclo e o Coordenador dos Serviços
Especializados do Apoio Educativo.
Os resultados do estudo sugerem que a gestão do Agrupamento promova a
divulgação da Escola Inclusiva e que dissemine a toda a comunidade
educativa a informação ligada a este conceito. Além de que, necessita
proceder a reestruturações básicas a nível da afetação de recursos humanos,
recursos materiais e equipamentos específicos e possa incentivar e promover
a formação especializada dirigida aos professores e técnicos operacionais. The inclusive education is based in a new concept of school, with a personal
organizational structure, open to the change, innovative and based in the
respect for the difference.
It’s urgent to assume the diversity, build convenient answers, expressly, the
creation and application of flexible and open curriculum, with a permanent
construction in front of the individual needs.
Only building an adequate group of resources and privileging the cooperation
between the several actors of the educative process, also defining consistent
and multiple strategies, will be possible to achieve the success of all.
In the new scenery marked by the school’s autonomy, management and
administration, the role of management group take over undoubtedly the
importance in school’s organization and functioning in every aspects, include
physicals, social-politics, relational, materials, financials and pedagogical.
In this way this study has the goal to make a diagnosis from a vertical
agrupment of schools from Aveiro’s district, and propose a Project about the
practice of the school’s management, focused to promote inclusive school.
This Project has the goal to suggest organizational modifications to the
management group, with propose to make easier the development of the Allinclusive
school.
The data was collected trough a series of semi directed interviews applied to
six elements from the school management group: the school director, the
president of general board, the teacher’s coordinator of 1st, 2nd and 3rd
degrees and the coordinator of services specialized educational support.
The results of the studies suggest that the management of agrupment promote
the information of inclusive school to all educative community and the
information related to this concept. Besides that, it is necessary to make basic
restructure in humans resources, material resources and specific equipments
and can promote the specialty formation directed to the teachers and
operational technicians. Mestrado em Administração e Gestão Pública