Autor(es):
Silva, Alexandra Margarida Ribeiro da
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/7414
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Protecção civil; Prevenção de acidentes; Gestão de risco; Segurança nas escolas - Ensino básico 1º ciclo - Aveiro (Portugal)
Descrição
Partindo da evidência de que os padrões e modelos de desenvolvimento social
e económico, seguidos nos últimos séculos, não acarretaram apenas
vantagens para as sociedades modernas, surge o conceito de Sociedade de
Risco e com ele a noção da existência de múltiplos riscos, designadamente
riscos globais, que não têm em conta fronteiras territoriais, sociais e políticas.
Esta realidade chamou a atenção para a necessidade da gestão de situações
de risco, atribuída sobretudo aos governantes de cada país, que, na tomada
de decisão política, não devem considerar apenas as visões científicas e
técnicas, mas igualmente as percepções dos cidadãos, já que estas, apesar da
sua elevada subjectividade, assumem particular relevância.
É da percepção da importância da visão dos cidadãos, que a criação de
Cultura de Risco junto da população (dotação de conhecimentos para
prevenção e auto-protecção), preferencialmente desde os primeiros anos de
vida, é considerada, actualmente, de grande importância.
Neste sentido, a investigação apresentada, realizada no âmbito de um estágio
realizado no Comando Distrital de Operações e Socorro de Aveiro, pretende
diagnosticar, junto de duas Escolas Básicas do Distrito de Aveiro, a existência
de indícios que nos remetam para a formação deste tipo de cultura junto dos
alunos e a percepção da importância do desenvolvimento de acções de
sensibilização sobre riscos nos estabelecimentos, junto dos seus
responsáveis.
O presente trabalho encontra-se dividido em cinco Capítulos. No introdutório,
tal como o nome indica, procede-se à apresentação do tema abordado e da
metodologia seguida durante a investigação. No segundo, é apresentada a
instituição de acolhimento do estágio, assim como as actividades nele
realizadas e que nos despertaram para a importância deste tema. É ainda
durante este Capítulo que procedemos à compilação da informação recolhida
através da revisão da bibliografia existente sobre o risco e sua gestão. O
Capítulo seguinte é dedicado à exposição da metodologia seguida durante o
processo, onde, entre outros aspectos, definimos a amostra e as técnicas de
recolha de informação. No quarto, são analisados os dados obtidos, e por fim,
no Capítulo V, são apresentadas as principais conclusões da investigação, as
suas limitações e ainda as possibilidades que a mesma abre para estudos
futuros.
Entre outros aspectos foi possível concluir que, apesar dos responsáveis dos
estabelecimentos percepcionarem a importância das acções e do seu papel
como promotores das mesmas, apenas numa das escolas (EB-1 da Glória)
essa realidade se materializa em aspectos práticos. Em relação aos alunos
conclui-se que são exactamente os da EB-1 da Glória aqueles que apresentam
maiores indícios de desenvolvimento de Cultura de Risco, precisamente
devido ao seu maior conhecimento sobre a temática.
iv
Estas duas conclusões levam-nos a reafirmar a importância dos
estabelecimentos de ensino na formação de cidadãos informados e
conscientes. Based on the evidence that the patterns and models of social and economic
development followed in the last centuries, not only brought about benefits to
modern societies, the concept of risk society emerges and with it the emerges
also the notion of the existence of multiple risks, namely global risks which take
no account of territorial, social and political borders. This fact drew attention to
the need for management of risk situations attributed mainly to the
governments, which in their political decisions making should not only consider
the scientific and technical perspectives, but also lay perceptions, which,
despite their high subjectivity, are of particular relevance to risk management.
It is from the perception of the relevance of the citizens’ visions that the
creation of a Risk Culture among the population, (formation of knowledge for
risk prevention and self protection), preferably from the first years of life, is now
considered of major importance.
In this sense, the research, carried out in the ambit of a training period, held in
the Command and Relief Operations District of Aveiro CDOS) intended to
diagnose, in two Elementary Schools of the District of Aveiro, the existence of
evidence about the formation and development of Risk Culture among young
students, as well as on the perceived relevance, of the Schools’ responsibles,
of developing campaigns to promote such a culture.
In order to assess the abovementioned aims, this report is divided into five
chapters. In the introduction the research main aims and the methodological
strategy are presented.
In the second chapter a brief presentation of the training host institution
(CDOS) as well as of the activities carried out are provided. It is also on the
second chapter that a literature review on risk and risk management is
presented.
The third chapter is devoted to the presentation of the methodological
procedures and data collection and sample techniques are exposed in the
research. In the fourth chapter, empirical evidence is analysed, and finally, in
chapter five the main findings of the research, its limitations and opportunities
for future studies are presented. Among other findings, it is possible to
conclude that despite the perception, on the part of the Schools’ responsibles,
of the relevance of their role and actions to promote a Risk Culture, only in one
of the schools considered (EB-1 da Glória) that perception is effectively
materialized. In what concerns the students, the empirical evidence bring to
the fore that it is precisely in EB-1 da Glória that a major Culture of Risk is
present, due to the students’ greater knowledge on the subject.
The findings and the differences between the two cases analyzed sustain the
importance of schools in the formation of better informed and aware citizens
regarding prevention and management of risk. Mestrado em Administração e Gestão Pública