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Turismo emissor da China para Portugal

Autor(es): Leão, Rita Margarida Machado de Sousa cv logo 1

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/7337

Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Assunto(s): Indústria do turismo; Turismo internacional - China; Destinos turísticos - Portugal


Descrição
Esta dissertação tem como objectivo central analisar o potencial de Portugal enquanto destino turístico para o mercado chinês. Primeiramente fez-se a revisão bibliográfica sobre temas relacionados com esta área de investigação, nomeadamente factores que influenciam o turismo emissor da China, características do turista chinês e a caracterização de Portugal enquanto destino turístico. Na segunda parte descreve-se a metodologia utilizada para realizar este estudo e as questões de investigação a verificar são explicadas. Para que estas questões pudessem ser verificadas, foi realizado o estudo empírico. Nesse estudo foram entrevistadas agências de viagem com interesse em estabelecer relações comerciais com a Republica Popular da China (RPC), para analisar qual o seu conhecimento e grau de adaptação ao mercado chinês. Foram, também, realizadas duas entrevistas a especialistas que nos forneceram muita informação útil sobre este assunto. Este trabalho fornece alguns contributos para um melhor conhecimento do turismo emissor chinês e o benefício para Portugal ser um destino desses turistas. Como principais resultados/contributos deste trabalho destacamos a definição do perfil do turista chinês para o nosso país como sendo maioritariamente de tipo psicocêntrico; a constatação da imagem de Portugal junto dos Chineses enquanto país seguro, com história e bom clima . Um contributo importante é, também, o despertar de consciências para o que ainda precisa ser feito por forma a Portugal explorar o seu potencial de destino turístico junto do mercado turístico chinês. This dissertation aims to identify the potential of Portugal to become a touristic destination for outbound Chinese tourism. Firstly the conceptual framework related to this field of investigation was summarized. Factors that influence the Chinese outbound tourism, Chinese tourist characteristics and Portugal as a touristic destination have been characterised. In the third part, the methods used to conduct this study are described and the research questions explained. In order to verify the research questions, an empirical study was conducted. In that study travel agencies interested in having commercial relations with the P.R.of China were interviewed. The objective was to understand their knowledge and adaptation to the Chinese market. Two interviews were, also, done to experts that gave us some more information on this subject. This study led to some interesting results to the understanding of the Chinese outbound tourism and the benefits that Portugal can get if is to become a destination of those tourists The major results of this work consist in the definition of the type of the Chinese tourist that visits Portugal as being psycocentric type; perceiving the chinese image of Portugal as being a safe, historic and good weather country. Another result is the realisation that there is still a lot of work to be done so that Portugal uses its potential as a destination within the Chinese touristic markets. Mestrado em Estudos Chineses
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Trigo, Virgínia; Pinto, Maria Luís Rocha
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